Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGauer, Gustavopt_BR
dc.contributor.authorGomes, William Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:20:35Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25668pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Psicologia no Brasil foi fundamentalmente modificado pelo reconhecimento da profissão de Psicólogo, em 1962, e pela reforma universitária que organizou as universidades em departamentos, na mesma década. Este trabalho narra a história do ensino de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da instalação do Departamento de Psicologia em 1971 ao reconhecimento do curso de graduação em 1979, com base em dados documentais e em depoimentos de personagens envolvidos nesses eventos. Embora o ensino de Psicologia na UFRGS remonte aos anos 1940, na antiga Faculdade de Filosofia, o curso de graduação foi criado 30 anos depois, em 1973. Entende-se que o histórico do ensino de Psicologia na UFRGS reflete as condições legais e burocráticas que pautaram o Departamento e seus órgãos. Nesse período, a introdução do modelo departamental que visava integrar ensino, pesquisa e extensão deu início a uma nova etapa no ciclo que tivera início na era das cátedras.pt_BR
dc.description.abstractPsychology teaching in Brazil was substantially modified when the profession was officially regulated in 1962, and, in the same decade, when the reform of higher education reorganized universities in departments. Through the collection of both documented data and accounts from people who took part in the focused events, this study describes the history of Psychology teaching in UFRGS, from the installation of the Department of Psychology in 1971, to the legal admission of its undergraduate program, in 1979. The study of Psychology in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) started in the 1940´s, within Philosophy courses. Nevertheless, an undergraduate career for psychologists in that university was not created until 1973. The history here reported reflects the legal and bureaucratic conditions that ruled the Department and its related organs, and the changes in the faculty which occurred in the period. Therefore, the cycle wich began in the cathedrae era had a new chapter, oriented by integration of research and teaching in Psychology. That set of conditions determined the history of Psychology in UFRGS, as well as in virtually all higher education establishments across the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 3 (2002), p. 497-513pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da psicologia : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHistory of Psychologyen
dc.subjectPsicologia : Ensino : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Históriapt_BR
dc.subjectUndergraduate programmesen
dc.titleO curso da reforma : ensino da psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)pt_BR
dc.title.alternativeThe course of Reforms: psychology teaching in Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000376034pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples