Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSager, Fabiopt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorRoazzi, Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Fernanda Marquespt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:20:36Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25670pt_BR
dc.description.abstractO estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações.pt_BR
dc.description.abstractThe physical-spatial aspects of environments and their relation to subjectivity and human behavior have been increasingly studied by psychologists. Thus, this study investigated the relationship between playgrounds of two public preschools of Porto Alegre and the interaction of 50 5 to 6 year-old children who were enrolled in these schools. Children were observed at the playgrounds, which presented differences in terms of area (size), density and materials. The interaction states observed were related to types of play and toys used. Results drawn from quantitative analyses showed that children established more associative and parallel interaction states in the large playground, and unoccupied and solitary in the small playground. As for the type of toy, the association of this aspect with the interaction in the large playground was smaller than in the small one. A higher association between interactions and types of play in the small playground was found. The study shows that concerning environmental aspects the large playground favors a variety of interactions states.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (2003), p. 203-215pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectEnvironmental psychologyen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChild interactionen
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectPsicologia ambientalpt_BR
dc.titleAvaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambientalpt_BR
dc.title.alternativeThe evaluation of preschoolers' interaction in the playground : an environmental psychology approachen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000376040pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples