Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGoulart, Claudia Maria Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:20:38Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25671pt_BR
dc.description.abstractEste estudo examinou como crianças com asma constroem significados sobre sua doença e informações que recebem a este respeito. Levou-se a efeito três estudos de caso com crianças participantes de um Programa de Educação em Asma, utilizando uma abordagem cultural que usa as narrativas como um meio de buscar significações. Foram realizadas observações no ambiente hospitalar e entrevistas com mães. Usou-se as narrativas do brincar, já que este permite ampliar o estudo da subjetividade infantil. A análise das narrativas fundamentaram-se no modelo estrutural de Todorov e os resultados evidenciaram que as narrativas no brincar apresentam uma estrutura peculiar, explicada pelas particularidades psíquicas destas crianças. Elementos da cultura estiveram presentes nas narrativas, permitindo a análise de como a criança negocia seus significados pessoais e familiares com os significados da cultura médico-hospitalar. Discutiu-se as implicações do tipo de abordagem educacional que informa as crianças a respeito de sua doença.pt_BR
dc.description.abstractThis study examined how asthmatic children construct meanings about asthma and the information given to them. A case-study design was used with three subjects involved in a Program of Asthma. A cultural approach which assumes the use of narratives was used to search for children´s meanings. Observations in the hospital and interviews with the children’s mothers were carried out. Narratives of play were examined to investigate children’s subjectivity. These narratives were analysed using Todorov´ s structural model. Results showed structural alterations in narratives generated in play which may be explained by asthmatic children´s psychological particularities. Culture features were strongly present allowing for the analysis of how children negotiate their personal and familiar meanings with the meanings of the medical culture in which they are embedded. The educational approach which informs children about their diseases is discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 16, n. 2 (2003), p. 355-365pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectPlayen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAsthmaen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectAsmapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.titleHistórias de criança : as narrativas de crianças asmáticas ao brincarpt_BR
dc.title.alternativeChildren´s stories: asthmatic children´s narratives in playen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000384612pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples