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dc.contributor.advisorSilva, Leonardo Xavier dapt_BR
dc.contributor.authorToniolo, Felipept_BR
dc.date.accessioned2023-04-07T03:25:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256781pt_BR
dc.description.abstractOs mercados alternativos da agricultura familiar vêm ganhando destaque no debate do desenvolvimento rural, tanto pela sua capacidade de atender às demandas da sociedade como de ampliar as condições dos agricultores familiares no acesso aos canais de comercialização. A experiência da Rede Ecovida de Agroecologia revela a importância da construção desses mercados e constitui-se em um campo aberto para pesquisas que busquem compreender melhor essas dinâmicas. A análise de redes sociais da Nova Sociologia Econômica é uma das abordagens que tem se debruçado para compreender melhor esses mercados. Diante disso, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as redes sociais que permeiam a ação econômica da Rede Ecovida na região Alto Uruguai – RS e seus impactos na ação dos agricultores familiares. A análise de redes sociais, partindo da perspectiva de que a construção dos mercados se encontra imersa em sistemas concretos e contínuos de relações sociais, busca identificar os atores e a estrutura da rede social com os pontos de encontro entre os atores e caracteriza os laços e elementos que permeiam a rede social. Para atingir este objetivo utilizou-se uma abordagem descritiva-explicativa, através de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores das entidades que prestam assistência técnica e a coordenação do Núcleo Alto Uruguai e de observação não-participante de cinco grupos de agricultores, a fim de identificar elementos que caracterizem a rede social e qualifiquem as relações construídas, conforme propõe a teoria das redes sociais. Os resultados revelam que no Núcleo Alto Uruguai formou-se uma extensa rede de atores internos e externos que interferem na ação econômica dos agricultores familiares. Os atores internos ao Núcleo são constituídos pelos próprios agricultores familiares e seus respectivos grupos, entidades de assistência técnica, o Núcleo Alto Uruguai e a Associação Ecoterra. Os atores externos são as cooperativas, a Emater/ Ascar, entidades públicas, consumidores e os demais núcleos da Rede Ecovida. Internamente os atores constituem relações de maior proximidade que se pautam pela confiança, caracterizada por laços fortes. Essas relações são permeadas por mecanismos que colaboram para a manutenção da densidade da rede, necessária para a certificação participativa. Entretanto, os laços fortes não interferem na entrada de informações novas em decorrência das características organizativas da Rede. Externamente os laços são caracterizados como fracos, propiciando interações importantes na difusão de informações e na potencialização de mercados. Por fim, concluiu-se que a rede social caracterizada neste trabalho interfere de forma significativa na ação econômica dos agricultores, principalmente na construção de mercados alternativos. Sendo assim, a análise de redes é uma importante ferramenta para a interpretação dos mercados da agricultura familiar, colaborando para a compreensão da construção desses mercados e como eles podem ser potencializados nos processos de comercialização.pt_BR
dc.description.abstractThe alternative markets of family farming have been gaining prominence in the debate of rural development, both for their ability to meet the demands of society and to expand the conditions of family farmers in accessing marketing channels. The experience of Rede Ecovida de Agroecologia reveals the importance of building these markets and constitutes an field for research that seeks to understand these dynamics better. The analysis of social networks of New Economic Sociology is one of the approaches that has been used to better understand these markets. Therefore, the purpose of this research is to analyze the social networks that permeate the economic action of Rede Ecovida in the Alto Uruguai/RS region, and their impacts on the action of family farmers. Social network analysis, starting from the perspective that the market's construction is immersed in concrete and continuous systems of social relations, seeks to identify the actors and the structure of the social network with the meeting points among actors and characterizes the bonds and elements that permeate the social network. To achieve this goal, a descriptive-explanatory approach was used, through semi-structured interviews, with the coordinators of the entities that provide technical assistance and the coordination of the Alto Uruguai Nucleus, and non-participant observation of five groups of farmers, in order to identify elements that characterize the social network and qualify the relations built, as proposed by social network theory. The results reveal that in the Alto Uruguai Nucleus was formed an extensive network of internal and external actors that interfere in the economic action of family farmers. The internal actors to the Nucleus are made up for the own family farmers and their respective groups, technical assistance entities, the Núcleo Alto Uruguai, and the Ecoterra Association. The external actors are the cooperatives, Emater/RS-Ascar, public entities, consumers and the other cores of Rede Ecovida. Internally, the actors established closer relations that are based on trust, characterized by strong ties. These relations are permeated by mechanisms that collaborate to maintain the density of the network, which is necessary for participative certification. However, strong ties do not interfere with the dissemination of information due to the organizational characteristics of the Network. Externally, the ties are characterized as weak, providing important interactions in the dissemination of information and in the optimization of markets. Finally, it was concluded that the social network characterized in this work interferes significantly in the economic action of farmers, especially in the construction of alternative markets. Thus, network analysis is an important tool for the interpretation of family farming markets, helping to understand these markets' construction and how they can be enhanced in the marketing processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectAgroecological family farmingen
dc.subjectMarketsen
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectSocial relationshipsen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectSocial actorsen
dc.subjectStrong tiesen
dc.subjectWeak tiesen
dc.titleRedes sociais na ação econômica do núcleo Alto Uruguai da Rede ECOVIDApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165487pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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