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A relação pergunta-resposta como preditor do reconto de histórias

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A relação pergunta-resposta como preditor do reconto de histórias

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Título A relação pergunta-resposta como preditor do reconto de histórias
Outro título Question-asking organization
Autor Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Holderbaum, Candice Steffen
Virbel, Jacques
Nespoulous, Jean-Luc
Resumo Esse estudo teve como objetivo verificar duas hipóteses da teoria de questionabilidade textual de Virbel: 1) o reconto é semelhante à organização de pergunta-resposta do autor; e, 2) a semelhança entre o reconto e força de questionabilidade da frase varia em função do grau de consistência do texto. Um primeiro comparou o reconto de 53 participantes com a força de questionabilidade das frases elementares do texto. Os resultados mostraram correlações significativas entre as duas variáveis de estudo. Um segundo experimento analisou o reconto de 141 participantes de 2 versões da história, que variaram quanto ao grau de consistência. Foram encontradas correlações significativas apenas na versão com maior grau de consistência. Os resultados dos 2 experimentos vão ao encontro da teoria de questionabilidade que propõe que para compreender e reconstruir uma história o ouvinte/leitor segue uma rede hierárquica que organiza as unidades significativas tendo por base a força de questionabilidade.
Abstract This study aimed to verify two hypotheses of the text questionability theory (Virbel): 1) the recall is similar to the author’s question-asking organization; and 2) the similarity between the recall and the questionability force will be in function of the text consistency. A first experiment compared the recall of 53 subjects with the questionability force of the elementary sentences. Significant correlations and regressions between the two variables were found. A second experiment analyzed the recall of 141 subjects in 2 versions of the story of the first experiment differentiated by the degree of consistency Correlations were found only in the version with higher degree of consistency. The results of the 2 experiments were in accordance with the questionability theory in that, in order to understand and to reconstruct a story, the ‘comprehender’ follows a hierarchical network, which organizes the unities of meaning based on their questionability force.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 267-276
Assunto Compreensão da leitura
Psicolinguística
[en] Coherence
[en] Psycholinguistics
[en] Question asking
[en] Textual conprehention
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25679
Arquivos Descrição Formato
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