Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.contributor.authorAroni, Marilise Duarte Schererpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-07T03:26:07Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256801pt_BR
dc.description.abstractO trabalho trata da análise de conhecimentos científicos sobre o tema Biodiversidade de maneira contextualizada quanto aos diferentes ambientes brasileiros, em específico a região sul. São avaliadas as condições para construção e aprimoramento de saberes dos alunos de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino Básico através de Livros Didáticos da área de Ciências da Natureza e de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). A análise se vale do comparativo com a proposição do Guia Prático para Estudos de Biodiversidade, de Jair Putzke (2006), acerca de espécies nativas do Sul do Brasil, com ênfase em animais macro. O problema de pesquisa é: os livros didáticos disponibilizados pelo PNLEM conseguem oferecer subsídios para a contextualização regional? Para responder essa questão, a pesquisa tem como foco os mamíferos da região sul descritos na lista de Mamíferos do Brasil atualizada em 2021 pelo Comitê de Taxonomia e Registros de Mídia Digital da Fauna do Rio Grande do Sul - UFRGS. As relações das ordens e observações se valem de orientações disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia. Os livros didáticos do PNLEM analisados são dos autores Amabis e Martho, entre os anos de 2004 e 2021, por serem os autores presentes com as atualizações requeridas pelo programa. A partir da análise dos livros didáticos dos autores supracitados, constata-se a precariedade de referências aos mamíferos brasileiros e sul-brasileiros, isto é, não há suporte para o conhecimento, referências ou meios de identificá-los no cotidiano dos alunos de ensino médio. Infere-se que há a necessidade de disponibilizar Guias de referência a respeito da Biodiversidade regional, de maneira contextualizada, para agregar valor ao saber do aluno e cidadão em sociedade, possibilitando-o agir em prol da preservação enquanto ser presente e dependente da mesma. A pesquisa demonstrou a necessidade de atualizar informações em Livros Didáticos de Biologia quanto a exemplos, experimentos, dados estatísticos e registros fotográficos de todas as inserções sobre biodiversidade, com enfoque nas regiões brasileiras, tendo como base conhecimentos/trabalhos científicos brasileiros. Assim, seria possível suprir a demanda de contextualização e propiciar efetivação da ação proposta pela Biologia da conservação.pt_BR
dc.description.abstractThe work deals with the analysis of the offer of scientific knowledge on the theme of Biodiversity in a contextualized way regarding the different Brazilian environments, specifically the southern region. The conditions for building and improving the knowledge of High School students from the Public Basic Education Network are evaluated through Textbooks in the area of Natural Sciences and Biology of the National Textbook Program for Secondary Education (PNLEM). The analysis is based on the comparison with the proposition of the Practical Guide for Biodiversity Studies, by Jair Putzke (2006), about species native to the South of Brazil, with emphasis on macro animals. The research problem is: are the textbooks made available by PNLEM able to offer subsidies for regional contextualization? To answer this question, the research focuses on the mammals of the southern region described in the list of Mammals of Brazil updated in 2021 by the Taxonomy Committee and Digital Media Records of the Fauna of Rio Grande do Sul - UFRGS. The lists of orders and observations are based on guidelines provided by the Brazilian Society of Mastozoology. The PNLEM textbooks analyzed are by the authors Amabis and Martho, between the years 2004 and 2021, as they are the authors present with the updates required by the program. From the analysis of textbooks, by the aforementioned authors, it can be seen that references to Brazilian and southern Brazilian mammals are precarious, that is, there is no support for knowledge, references or means of identifying them in the daily lives of high school students. It is inferred that there is a need to provide Reference Guides regarding regional Biodiversity, in a contextualized way, to add value to the knowledge of students and citizens in society, enabling them to act in favor of preservation while being present and dependent on it. The research demonstrated the need to update the information in Biology LD regarding examples, experiments, statistical data and photographic records of all inserts on biodiversity with a focus on Brazil and its regions, based on Brazilian knowledge/scientific work to supply the demand for contextualization and to promote the implementation of the real action proposed by conservation biology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiodiversityen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectContextualized biodiversityen
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectPractical study guidesen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.titlePossibilidades no ensino em Ciências da natureza a partir de bibliografia intitulada guia prático para estudos de biodiversidade para o nível médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001164873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples