Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrandão, Lenisapt_BR
dc.contributor.authorSmith, Vivian Hamannpt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:12Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25684pt_BR
dc.description.abstractO artigo revisa a literatura sobre a produção narrativa de crianças e adultos idosos, focalizando estudos intergeracionais. Demonstra a importância das histórias para o desenvolvimento infantil, e o papel do interlocutor neste contexto. Situa o adulto idoso como um interlocutor privilegiado, apresentando estudos que mostram o narrar como uma atividade fundamental nesta etapa da vida. O contato entre crianças e pessoas idosas tem sido promovido e estudado principalmente para verificar e modificar a percepção de um grupo sobre o outro. Parece, entretanto, prevalecer uma proposta altruísta, ao invés da concepção de uma interação proveitosa para ambos. O artigo enfatiza a relevância de alguns programas que valorizam e promovem a habilidade dos idosos em contar histórias para crianças, discutindo iniciativas brasileiras nesta área.pt
dc.description.abstractThis article reviews studies on the narrative production of children and senior adults, focusing on intergenerational studies. Demonstrates the relevance of storytelling in child development and the adult’s role in this context. Situates senior adults as privileged interlocutors for children, presenting studies that demonstrate narrating as a fundamental activity in this stage of life. The interaction between children and senior adults has been studied to verify and change the perception of one group upon the other. However, the altruistic proposal seems to prevail, instead of an interactionist conception that would make the most for both. There seems to be, however, a tendency for intergenerational programs to emphasize an altruistic perspective instead of an interactionist one that would be to the advantage for both. This paper emphasizes the relevance of some intergenerational programs that value and promote the aptitude of storytelling in senior adults, discussing Brazilian initiatives in this area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n.1 (jan./abr. 2006), p. 98-105.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntergenerational narrativesen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAgingen
dc.subjectRelações intergeracionaispt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.titleNarrativas intergeracionaispt_BR
dc.title.alternativeIntergenerational narratives en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000563382pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples