Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCortez, Lucas Viannapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:24:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256860pt_BR
dc.description.abstractCom base na necessidade de formação de profissionais de tecnologia no país, tendo em vista a escassez de talentos e a alta demanda de posições em aberto, este estudo teve como objetivo dissertar sobre as principais contribuições das formações que priorizam nanolearning e microlearning na empregabilidade de profissionais de Tecnologia da Informação. Por meio de pesquisas qualitativas com três públicos, os profissionais de tecnologia, os profissionais de gestão de pessoas (tech recruiters) e os profissionais de educação e educação corporativa. Juntamente com um referencial teórico voltado para entendimento do contexto do mercado de tecnologia e da visão acadêmica a respeito dos conceitos estudados aplicados à educação tradicional e corporativa, foi possível identificar as vantagens e desvantagens das formações para os profissionais de tecnologia e tech recruiters além de evidenciar, do ponto de vista dos especialistas de educação, quais as oportunidades e desafios do uso dos conceitos de nanolearning e microlearning na perspectiva de aprendizagem. Nesse sentido, os principais resultados apontam uma contribuição relevante destas formações na redução da escassez de talentos de profissionais iniciantes, além das mesmas serem uma ótima opção para quem está começando a carreira.pt_BR
dc.description.abstractBased on the need for training technology professionals in the country, given the shortage of talent and the high demand for open positions, this study aimed to discuss the main contributions of training that prioritize nanolearning and microlearning in the employability of Information Technology professionals. Through qualitative research with three audiences, technology professionals, people management professionals (tech recruiters) and education and corporate education professionals. Along with a theoretical framework aimed at understanding the context of the technology market and the academic view regarding the concepts studied applied to traditional and corporate education, it was possible to identify the advantages and disadvantages of training for technology professionals and tech recruiters in addition to highlighting from the point of view of education specialists, what are the opportunities and challenges of using nanolearning and microlearning concepts in the learning perspective. In this sense, the main results point to a relevant contribution of these trainings in reducing the talent shortage of beginner professionals, in addition to being a great option for those who are starting their careers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectNanolearningen
dc.subjectMicrolearningen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectTechnology professionalsen
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectShortage of talentsen
dc.subjectEmployabilityen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectRecrutamento de pessoalpt_BR
dc.titleContribuições de cursos baseados em nanolearning e microlearning para a formação e a empregabilidade de profissionais de TIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165887pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples