Repositório Digital

A- A A+

O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança

.

O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança
Outro título Symbolic play and the narrative organization of the child’s life experience
Autor Vieira, André Guirland
Sperb, Tania Mara
Resumo O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.
Abstract The present work studies the narrative and the image as elements of the language of symbolic play. With this objective a child was observed during approximately one year while in a psychotherapeutic process. The child’s symbolic play in the sandplay was analyzed concerning narrative organization and construction of meaning based on Jung’s Analytical Psychology theory and method, and Bruner’s narrative theory. The study shows that symbolic play is a form of language, and through it the child constructs a text that presents itself as a narrative or as an image; that this text is filled with cultural elements which show themselves as new narratives or images that mix with the ones the child had constructed. Also, it shows that the child organizes his/her life experience and that of the world by means of this text; that the narratives produced by symbolic play are similar to those produced by the cultural history of mankind; and, finally, that symbolic play has a cognitive function of organizing the child’s life experience.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 9-19
Assunto Brinquedo
Criança
Imagem
Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961.
Narrativas
Psicologia analítica
[en] Analytical psychology
[en] Image
[en] Narrative
[en] Sandplay
[en] Symbolic play
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25691
Arquivos Descrição Formato
000601241.pdf (228.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.