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dc.contributor.authorVieira, André Guirlandpt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:20Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25691pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia – sandplay – foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.pt_BR
dc.description.abstractThe present work studies the narrative and the image as elements of the language of symbolic play. With this objective a child was observed during approximately one year while in a psychotherapeutic process. The child’s symbolic play in the sandplay was analyzed concerning narrative organization and construction of meaning based on Jung’s Analytical Psychology theory and method, and Bruner’s narrative theory. The study shows that symbolic play is a form of language, and through it the child constructs a text that presents itself as a narrative or as an image; that this text is filled with cultural elements which show themselves as new narratives or images that mix with the ones the child had constructed. Also, it shows that the child organizes his/her life experience and that of the world by means of this text; that the narratives produced by symbolic play are similar to those produced by the cultural history of mankind; and, finally, that symbolic play has a cognitive function of organizing the child’s life experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 9-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectJung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961.pt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectSymbolic playen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAnalytical psychologyen
dc.subjectSandplayen
dc.subjectPsicologia analíticapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleO brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criançapt_BR
dc.title.alternativeSymbolic play and the narrative organization of the child’s life experience en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000601241pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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