Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTonietto, Laurenpt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.contributor.authorDuvignau, karinept_BR
dc.contributor.authorGaume, Brunopt_BR
dc.contributor.authorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:20Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25693pt_BR
dc.description.abstractO raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico.pt
dc.description.abstractThe analogical reasoning that allows relating concepts, permits the construction of the conceptual system. In the early phase of lexicon acquisition, mainly between 2 and 4 years of age, linguistic productions are observed resulting from the analogical reasoning, sometimes named metaphors. According to Duvignau (2002, 2003), these emissions result from the semantic approximation by analogy, a mechanism that allows approaching concepts more or less distant from the available lexicon. This study dimensions the importance of verbal semantic approximations for the early lexical development of monolingual children of the Portuguese language and studies the resource to generic versus specific items. Eighty monolingual children between 2 and 4 years old and 75 undergraduate students took part of this study, answering the Actions Naming and Reformulation Tasks. The results conclude that the semantic approximation by analogy is a fundamental linguistic strategy for lexicon development and reveals the cognitive flexibility which is present in typical development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 114-123.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLexicon acquisitionen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectSemantic approximationen
dc.subjectMetaphoren
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.subjectAnalogyen
dc.subjectFormação de conceitopt_BR
dc.subjectConcepten
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.titleAquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em portuguêspt_BR
dc.title.alternativeEarly acquisition of the verbal lexicon and semantic approximations in portuguese en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000601249pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples