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dc.contributor.advisorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorBattesini, Arthur Cravopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:28:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256980pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho estabelece um estudo quanto ao cenário para a abertura de um estúdio de outsourcing de ativos digitais para a indústria de animação, englobando o mercado de produções de filmes e desenhos, bem como de jogos digitais. Este setor está em crescimento contínuo dentro do mercado nacional, especialmente com o advento da pandemia Covid-19, onde o entretenimento digital está em ascensão. Ainda, o mercado internacional de animação, nos últimos anos, se encontra com crescimento ainda mais considerável, e a alta no câmbio favorece uma operação internacional. Com relação à metodologia, foi realizada uma revisão da literatura, em especial com relação ao Business Model Canvas. Após a revisão, foram coletados os dados secundários sobre o setor, bem como realizadas entrevistas em profundidade com gestores de empresas do ramo, e então realizada a confecção do Business Model Canvas, através de suas nove colunas, que englobam diferentes dimensões de um negócio. A partir desta análise dos dados secundários, e da realização de entrevistas de profundidade, foi possível determinar o crescimento do setor de entretenimento digital, potencializando um cenário favorável para a abertura de um estúdio especializado em outsourcing de ativos digitais para animação.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a Business Model Canvas proposition about the opening of an animation outsourcing studio, both for movies, cartoons and videogames. The Brazilian entertainment market has grown in the past few years, especially due to the Covid-19 pandemic, where digital entertainment is in rise. The foreign market has also grown considerably, and foreign exchange currency value is very favorable right now. Methodologically, a literature revision was done, especially about the Business Model Canvas. Afterwards, a research about the market was conducted, and some key workers at animation studios were interviewed, to gather as much information as possible for the canvas. Afterwards, the Business Model Canvas was created, encompassing the nine columns, which represent every faucet of the business. After the market data analysis, and the interviews, it was possible to determinate a considerable growth in the digital entertainment industry, strengthening the scenario for opening a digital asset outsourcing studio for animation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectBusiness modelen
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectBusiness Model Canvasen
dc.subjectAnimationen
dc.subjectIllustrationen
dc.subjectDigital arten
dc.titleBusiness Model Canvas : uma aplicação em um estúdio de animação digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001164507pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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