Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFlores-Mendoza, Carmenpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Marcela Mansurpt_BR
dc.contributor.authorLelé, Álvaro Josépt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:31Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25704pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretendeu examinar diferenças relacionadas ao sexo no fator g (inteligência geral) e em habilidades específicas em crianças de duas cidades brasileiras: Belo Horizonte e Porto Alegre. No caso da amostra mineira (n=1,316), a idade compreendeu entre 5 e 11 anos de idade examinada através de uma bateria de testes a qual incluiu instrumentos de inteligência (Raven, Escala Verbal WISC III, R-2, DFH), de avaliação psicomotora (Bender) e de desempenho escolar (TDE). No caso da amostra gaúcha (n=779), a idade compreendeu entre 5 e 11 anos, utilizando-se o teste Raven – Escala Colorida. A análise individual dos testes aponta que a maioria das diferenças nas habilidades específicas não é estatisticamente significativa. Na utilização do Método dos Vetores Correlacionados, uma análise mais sofisticada da inteligência geral, observa-se inexistência de diferenças de sexo. Tais resultados corroboram os registros internacionais sobre inexistência de diferenças cognitivas relacionadas ao sexo em crianças e adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intended to verify sex differences on the g factor (general intelligence) and specific abilities from a sample of children from two Brazilian cities: Belo Horizonte (BH) and Porto Alegre (PA). The sample from BH (n=1.316) aged 5 to 11 years was examined with a battery of intelligence (CPM, Verbal Scale of WISCIII, R-2), psychomotor (Bender) and school achievement tests. The sample from PA (n=779) aged 5 to 11 years was examined with Matrices Progressives Raven. The analysis from these tests shows that the majority of sex differences on specific abilities are not statistically significant. The use of Method Correlated Vectors, which is a most sophisticated method of analyzing general intelligence (g factor), indicates that there are no sex differences. These results support the international records about non-existence of cognitive difference relate to sex in childhood and adolescence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Vol. 20, n.3 (set./dez. 2007), p. 499-506.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectSex differencesen
dc.subjectDiferenças sexuaispt_BR
dc.subjectSpecific abilitiesen
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectG factoren
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleInexistência de diferenças de sexo no fator g (inteligência geral) e nas habilidades específicas em crianças de duas capitais brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeThere are no sex differences on g factor and specific abilities in children from two brazilian capitals en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000648570pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples