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Estudo de validade do DFH como medida de desenvolvimento cognitivo infantil

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Estudo de validade do DFH como medida de desenvolvimento cognitivo infantil

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Título Estudo de validade do DFH como medida de desenvolvimento cognitivo infantil
Outro título The draw-a-person test as a valid measure of children’s cognitive development
Autor Bandeira, Denise Ruschel
Costa, Angelo Brandelli
Arteche, Adriane Xavier
Resumo O Teste do Desenho da Figura Humana (DFH) é amplamente utilizado como uma técnica de avaliação do desenvolvimento cognitivo, porém, o reconhecimento da validade deste instrumento ainda hoje não está completo. No Brasil, o Sistema Wechsler de avaliação cognitiva do DFH já foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. No entanto, considerando a necessidade de periodicamente se reavaliar o instrumento, o objetivo deste estudo foi avaliar a validade convergente e concorrente do DFH–Sistema Cognitivo de Wechsler. Para validade convergente foi utilizado o teste das Matrizes Coloridas Progressivas de Raven, validado nacional e internacionalmente. Para validade concorrente, utilizou-se uma escala de desempenho escolar. Participaram 90 crianças, de 6 a 12 anos (M=8,99 e DP=1,79), 37 meninas e 53 meninos, oriundas de escolas públicas (préescola a 6ª série), que não realizavam atendimento psicológico e não tinham problemas de aprendizagem. Os resultados apontam a existência de correlações significativas moderadas entre o DFH, o Raven e a escala de desempenho escolar, confirmando que o DFH–Sistema Wechsler é válido como medida do desenvolvimento cognitivo. Sugere-se, então, que o DFH possa ser incluído em baterias de avaliação de crianças ou em triagens para futuras avaliações mais complexas.
Abstract Draw-a-Person Test (DAP) is widely used to assess cognitive development, although, the recognition of the validity of this instrument is not complete. In Brazil, the Wechsler system of evaluation of DAP has already been approved by the Federal Psychology Board. However, considering the need to periodically re-evaluate an instrument, this study attempted to test both convergent and concurrent validity of the DAP - Cognitive System according to Wechsler. Thus, Raven’s Progressive Matrices, a nationally and internationally validated instrument, was used to analyze convergent validity and a school performance scale was used to analyze concurrent validity. Ninety children from 6 to 12 years old (M=8,99 and SD=1,79), 37 girls and 53 boys, from public schools (kindergarten to 6th grade), who did not engage in psychological treatment and did not have learning disabilities participated in this study. Results showed moderate positive correlations among the three instruments, confirming that DAP scored via Wechsler’ system is a valid measure of cognitive development. Suggestions are made in the sense of including DAP in assessment batteries or using it as a brief assessment.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2, (maio/ago. 2008), p.332-337
Assunto Avaliação psicológica
Brasil
Desenho da figura humana
Desenvolvimento cognitivo
Medidas educacionais
Rendimento escolar
Validade do teste
[en] Convergent and concurrent validity
[en] Draw-a-Person Test
[en] Intelligence
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25708
Arquivos Descrição Formato
000668128.pdf (59.70Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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