Repositório Digital

A- A A+

Estresse e autoconceito em pais e mães de crianças com a síndrome do X-frágil

.

Estresse e autoconceito em pais e mães de crianças com a síndrome do X-frágil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estresse e autoconceito em pais e mães de crianças com a síndrome do X-frágil
Outro título Stress and self-concept in parents of children with fragile X-syndrome
Autor Cherubini, Zuleika Ana
Bosa, Cleonice Alves
Bandeira, Denise Ruschel
Resumo A síndrome do x-frágil é a principal causa de deficiência mental herdada, suplantada apenas pela síndrome de Down, sendo a mulher a principal transmissora. Indivíduos com a síndrome do X-frágil apresentam um conjunto de características que pode causar um impacto no sistema familiar. Este estudo investiga o estresse e o autoconceito em 15 pais e mães de meninos com a síndrome do X-frágil, 15 de meninos com Síndrome de Down e 15 de meninos com desenvolvimento típico, baseado no modelo biopsicossocial de Bradford. Os resultados revelaram uma diferença significativa no autoconceito (self pessoal) entre as mães de crianças com a Síndrome do X-frágil e as mães de crianças com desenvolvimento típico, mas não entre aquelas e o grupo S. de Down, sugerindo que o fator da transmissão por si só não explica as diferenças no autoconceito. Não houve diferença entre os grupos na medida de estresse.
Abstract The Fragile X Syndrome is the major inherited intellectual disability, superseded only by Down Syndrome, and it is transmitted mostly by females. Patients with Fragile X Syndrome show a set of physical, clinical, behavioral and cognitive features that may impact the family structures, especially the parental figures. This study investigates the stress and self-concept of 15 parents of boys with Fragile X Syndrome, 15 parents of boys with Down syndrome and 15 with typical development accordingly to the biopsychosocial model of Bradford. The results showed a significant difference of self-concept between mothers of children with Fragile X Syndrome and typical developmental groups, but not in those with Down Syndrome, suggesting that the transmission factor solely does not explain differences in self-concept.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol.21, n.3 (set./dez. 2008), p.409-417.
Assunto Autoconceito
Estresse
Mãe : Psicologia
Pai : Psicologia
Síndrome de Down
Síndrome do Cromossomo X Frágil
[en] Down Syndrome
[en] Fragile X Syndrome
[en] Parental stress
[en] Self-concept
[en] Social support
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25711
Arquivos Descrição Formato
000685860.pdf (75.69Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.