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Profissionais da contabilidade : infrações éticas cometidas, punições aplicadas e percepções acerca da importância do ensino de disciplina sobre ética e legislação profissional

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Profissionais da contabilidade : infrações éticas cometidas, punições aplicadas e percepções acerca da importância do ensino de disciplina sobre ética e legislação profissional

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Título Profissionais da contabilidade : infrações éticas cometidas, punições aplicadas e percepções acerca da importância do ensino de disciplina sobre ética e legislação profissional
Outro título Professionals of accounting: infractions committed ethics, sanctions applied and perceptions about the importance of teaching discipline on professional ethics and law
Autor Calegaro, Jéferson Marques
Orientador Rodrigues, Ana Tércia Lopes
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ensino
Ética profissional
Legislação
[en] Ethics
[en] Infractions
[en] Perceptions
[en] Professional ethics
[en] Punishments
[en] Teaching ethics
Resumo Neste trabalho apresenta-se um estudo acerca das infrações cometidas pelos Contabilistas e as punições aplicadas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul - CRCRS entre os anos de 2006 a 2009. Ainda, evidenciam-se as percepções de um conjunto de Contabilistas acerca da importância do ensino de disciplinas sobre Ética e Legislação Profissional com o intuito de valorizar a Ciência Contábil. O método do trabalho consistiu em um estudo exploratório em que, para o levantamento dos dados sobre as infrações e as punições, foram realizadas pesquisas documentais nos arquivos da Divisão de Fiscalização e nos relatórios de atividades do CRCRS relativos aos anos de 2006 a 2009. Complementarmente, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, aleatória, através de correio eletrônico, com profissionais de Contabilidade, entre novembro/2009 a abril/2010, visando averiguar qual a percepção destes sobre a importância do ensino de Ética e Legislação Profissional na redução das infrações éticas e na valorização da Ciência Contábil. A pesquisa teve como limitação o tamanho da amostra, em face disto, não foi possível dar tratamento estatístico aos dados, contudo serviu a consulta como registro das percepções de um conjunto de Contabilistas. Constatou-se que a maioria dos respondentes considera que o ensino de disciplinas acerca da Ética e Legislação Profissional influencia na valorização da Contabilidade e reduz a probabilidade de ocorrer infrações ao Código de Ética do Contabilista. Das infrações cometidas, mais da metade correspondem a não observância de procedimentos normativos básicos relacionados à profissão. Quanto às punições aplicadas, 46% estão associadas às questões éticas. Devido aos poucos escritos acerca da Ética na Contabilidade, constatou-se que este tema é ainda incipiente no universo acadêmico das Ciências Contábeis.
Abstract This work presents a study of the violations committed by Accountants and the punishments imposed by the Regional Accounting Council of the State of Rio Grande do Sul - CRCRS between the years 2006 to 2009. Still, evidence the perceptions of a group of accountants about the importance of teaching subjects on Professional Ethics and Law in order to enhance the Science Accounting. The work method consisted of an exploratory study in which, for the analysis of data on violations and punishments were carried out documentary research in the archives of the Division of Surveillance and CRCRS activity reports for the years 2006 to 2009. In addition, we performed a quantitative and qualitative research, random, by email, with professionals accounting, among the november/2009 to abril/2010, aiming to find out what their perceptions on the importance of teaching subject on Professional Ethics and Law to reduce ethical infractions and the optimization of Science Accounting. The research was limited sample size, in the face of it, it was not possible to give statistical data, yet it served the query as a record of the perceptions of a set of Accountants. It was found that most respondents considered that the teaching subject on Professional Ethics and Law influences the valuation of accounting and reduces the likelihood of violations of the Code of Ethics of the Accountant. About violations, more than half correspond to non-compliance with basic regulatory procedures related to the profession. As for punishments, 46% are related to ethical issues. Due to the limited writings on the Ethics in Accounting, it was found that this song is still incipient in the academic world of Accounting.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25728
Arquivos Descrição Formato
000751597.pdf (160.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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