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dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Giovanni Bohmpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T03:21:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257281pt_BR
dc.description.abstractA sociedade atual é cada vez mais movida pelo desenvolvimento e aprimoramento constante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A expansão contínua da internet na vida cotidiana das pessoas vem provocando importantes mudanças na cultura, sociedade e economia. No âmbito da educação, essas tecnologias têm assumido um papel fundamental enquanto ferramentas pedagógicas que podem potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. Igualmente, o papel da tecnologia no desenvolvimento dos profissionais da educação pode aprimorar o processo de formação continuada qualificando as práticas. A formação continuada de professores se apresenta como um diferencial decisivo, uma vez que a formação inicial não é mais suficiente frente as demandas enfrentadas atualmente, já que se modificam constantemente em função da fluidez das relações que hoje se estabelecem. Dados colhidos junto a professores quando da aplicação da Prova Brasil 2017 indicam que a maioria dos docentes não costumam interagir, trocar materiais didáticos, nem mesmo participar de reuniões com seus pares. A profissão docente tem um viés individualista muito forte e ainda não encontrou de forma plena os caminhos da cooperação e da colaboração. Nesse sentido, as comunidades de prática (CoP) virtuais podem ter um papel bastante consistente nos processos de formação continuada de professores, implicando em um reforço das dimensões coletivas e colaborativas. No entanto, a construção de conhecimento a partir desses ambientes de aprendizagem encontram entraves em relação as competências digitais dos indivíduos que nele interagem. A falta de conhecimento no manejo das TIC pode afetar negativamente o processo. Outro fator importante é relacionado com os traços de personalidade dos indivíduos, que podem melhorar (ou piorar...) o engajamento e a interação de grupos com características semelhantes ou diferentes. Muitos pesquisadores destacam que os traços de personalidade são elementos críticos que afetam a colaboração e a interação de indivíduos que trabalham em grupo. O objetivo deste estudo foi avaliar se as comunidades de prática virtuais se constituem em ferramenta dinâmica e efetiva para formação continuada de professores por meio da aprendizagem social, levando em consideração características do usuário tais como competências digitais, competências específicas para atuação em comunidades de prática e traços de personalidade. Foi realizado um estudo de casos múltiplos com 10 comunidades de prática virtuais, cuja seleção se deu por conveniência. Foram utilizadas 3 técnicas de coleta de dados: questionário, entrevista e observação não-participante. Foram aplicados 3 questionários, sendo 1 para medir os traços de personalidade, 1 para medir as competências digitais e 1 para medir competências específicas para atuação em comunidades de prática. Fora realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado com cada coordenador das comunidades selecionadas. Foi realizada observação não-participante em cada uma das 10 comunidades selecionadas, onde foram coletados dados estatísticos sobre postagens e interações de seus membros. Foi obtida uma amostra de 189 respondentes e 10 entrevistados. Os dados foram analisados com o uso de estatística descritiva, estatística inferencial e análise de conteúdo. Os principais resultados indicados correlação entre os traços de personalidade, competências digitais e competências específicos, por meio do teste de Correlação de Person.pt_BR
dc.description.abstractToday's society is increasingly driven by the constant development and improvement of Information and Communication Technologies (ICT). The continuous expansion of the internet in people's daily lives has brought about important changes in culture, society and economy. In the context of education, these technologies have assumed a fundamental role as pedagogical tools that can enhance the teaching and learning processes. Likewise, the role of technology in the development of education professionals can improve the process of continuing education, qualifying practices. The continuing education of teachers presents itself as a decisive differential, since the initial training is no longer sufficient in the face of the demands faced today, since they are constantly modified due to the fluidity of the relationships that are established today. Data collected from teachers when applying the Prova Brasil 2017 indicate that most teachers do not usually interact, exchange teaching materials, or even participate in meetings with their peers. The teaching profession has a very strong individualistic bias and has not yet fully found the paths of cooperation and collaboration. In this sense, virtual communities of practice (CoP) can play a very consistent role in the continuing education of teachers, implying a reinforcement of the collective and collaborative dimensions. However, the construction of knowledge from these learning environments encounter obstacles in relation to the digital competences of the individuals who interact in it. The lack of knowledge in the management of ICTs can negatively affect the process. Another important factor is related to the personality traits of individuals, which can improve (or worsen...) the engagement and interaction of groups with similar or different characteristics. Many researchers point out that personality traits are critical elements that affect the collaboration and interaction of individuals working in groups. The objective of this study was to evaluate whether virtual communities of practice constitute a dynamic and effective tool for continuing teacher training through social learning, taking into account user characteristics such as digital skills, specific skills for working in communities of practice and personality traits. A multiple case study was carried out with 10 virtual communities of practice, whose selection was made by convenience. Three data collection techniques were used: questionnaire, interview and non-participant observation. 3 questionnaires were applied, 1 to measure personality traits, 1 to measure digital skills and 1 to measure specific skills for working in communities of practice. Interviews were carried out with a semi-structured script with each coordinator of the selected communities. Non-participant observation was carried out in each of the 10 selected communities, where statistical data on posts and interactions of its members were collected. A sample of 189 respondents and 10 interviewees was obtained. Data were analyzed using descriptive statistics, inferential statistics and content analysis. The main results indicated correlation between personality traits, digital skills and specific skills, using Pearson's Correlation test.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunities of practiceen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTeacher’s continuing educationen
dc.subjectDigital skillsen
dc.subjectPersonality traitsen
dc.titleComunidades de prática virtuais : um olhar sobre traços de personalidade e competências na interação entre seua membrospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001165331pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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