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dc.contributor.advisorMyskiw, Mauropt_BR
dc.contributor.authorFerraz, Sênior Felipe Mayerpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T03:29:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257474pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi compreender trajetórias de incorporação e de atualização de disposições para a gestão de Academias, fazendo isso através de descrições e de análises da trajetória de vida de professores/as-profissionais de Educação Física. A presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa, norteada pelos pressupostos e conceitos constantes da sociologia disposicionalista. Foi desenvolvido o retrato sociológico de 04 professores/as-profissionais de Educação Física gestores/as de academias, a partir de 4 entrevistas com cada um deles, sendo cada uma norteada por uma matriz disposicional diferente: família, formação, esporte e gestão. Em termos de análises das disposições, o retrato apresentado contemplou elementos diacrônicos e sincrônicos. O trabalho se destaca por tratar de questões já presentes no debate acadêmico, porém olhando para a trajetória individual de professores/as-gestores/as, não apenas identificando disposições caras à gestão, mas mapeando as matrizes de socialização em que elas são incorporadas e atualizadas. Foram identificadas 3 disposições nutridas por cada um dos/as professores/as-gestores/as na gestão das academias, como também analisamos os contextos de socialização em que essas disposições foram incorporadas e atualizadas. Concluímos que, se produzíssemos o exercício de tentar agrupar esses entrevistados, em um mesmo perfil, tendo este como o ideal, estaríamos ofuscando importantes disposições acionadas em suas atuações, e que, sem desconsiderar a relevância da oferta de novos conteúdos programáticos, também há de se pensar que estes conteúdos não resetarão os que os recebem, portanto, a aproximação de respostas a atitudes gestoras, deve ser analisada de forma mais ampla.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the study is to understand through the decryption and analysis of the life of a P.E. teacher / entrepreneur the path one takes to learn and be up to date with management/ business issues applied to managing a gym. The research was based on the qualitative approach and guided by assumptions and constant concepts of dispositionalist sociology. The researcher pictured a sociological portrait of a P.E. teacher and main partner of a small chain of gyms, with who were conducted 4 interviews, each conducted in a singular perspective divided in family, academic background, sports and managment. In terms of analysis of the provisions, the picture presented included diachronic and synchronic elements. The research deals with issues already present in the academic debate. Moreover, it looks at the individual trajectory of a teacher-manager, not only identifying dispositions relevant to management, but also mapping the socialization matrices inserted and updated in issues related to managing. The research analyzed and identified 3 dispositions nurtured by the teacher-manager (the tendency to work in a patriarchal nucleus; the tendency to care for teaching relationships; and the tendency to mediate different realities) when managing the business. It also analyzed the contexts of socialization in which these dispositions merged. In conclusion, if we considered all four interviewees and tried to think of them as one, considering this one as ideal, we would be overshadowing relevant features presented and the relevance of new syllabus constantly available. It is important to be aware that all this content might or might not influence the management behavior and that further studies have to be conducted and widely analyzed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProvisionsen
dc.subjectDisposição (Filosofia)pt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectGymsen
dc.subjectAnálise sociológicapt_BR
dc.subjectSociological portraiten
dc.titleA incorporação de disposições para a gestão de academias : análises de retratos sociológicos de professores de educação físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001167533pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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