Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:22:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25758pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho verifica como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizadas pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais. Apresenta como contexto de estudo a instituição educacional Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. Expõe a análise das adaptações literárias que são enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), às bibliotecas escolares, com base na coleção “É Só o Começo”. A metodologia aplicada tem como foco a pesquisa qualitativa alicerçada em um estudo de caso que apresenta como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. O estudo determina como sujeitos um adaptador, um professor e oito alunos-leitores, sendo dois do gênero masculino e seis do gênero feminino. Relata como resultados através de análise da coleta de dados realizada, a viabilidade da utilização de adaptações literárias no Ensino Fundamental, a aceitação das obras adaptadas pelos educadores e educandos e o interesse pelas obras originais.pt_BR
dc.description.abstractThis work verifies how adapted classic literature is given to public schools and is used by teachers in the teaching process to encourage the reading of the original books. This is presented in the context of a study of the educational intitution Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. It exposes the literary adaptations that are sent by the Ministério da Educação e Cultura (MEC), to the library schools, based on the collection “É Só o Começo” (It is just the Beginning). The methodology applied focused on qualitative research supported by a case study that used semi-structured research interview as a tool. The subjects of this study were an adapter, a teacher, and eight student-readers, two of which were male and six female. The results from the analysis of the collected data indicated the viability of using these literary adaptations for fundamental education, and the acceptance of these adapted books by the educators and students and the interest for the original books.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLiterary adaptationsen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectClassic literatureen
dc.subjectLiteratura clássicapt_BR
dc.titleAdaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples