Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Zen, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vitor Hugo dept_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:22:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25766pt_BR
dc.description.abstractInvestigação realizada com o objetivo de Identificar quais são os motivos que levaram os alunos a escolherem Biblioteconomia como opção de vestibular, avaliar, na opinião destes alunos se o curso de Biblioteconomia da UFRGS atendeu de forma satisfatória ao desenvolvimento de habilidades necessárias para um profissional bibliotecário atuar de forma eficiente no mercado de trabalho; comparar as expectativas sobre o curso e a profissão ao concluir a Faculdade com as expectativas sobre a profissão e o mercado de trabalho e propor sugestões para solucionar eventuais falhas do currículo, se as mesmas forem observadas, bem como registrar aspectos positivos apontados pelos alunos. Com base em literatura e na opinião dos participantes da pesquisa, o presente trabalho foi realizado a fim de refletir acerca das respostas dadas em torno das seguintes questões: a) Até que ponto as expectativas iniciais dos alunos egressantes do curso de Biblioteconomia foram atendidas? b) Será que o aluno que está concluindo o curso hoje se sente preparado para ingressar no mercado de trabalho? A metodologia baseou-se na opção por uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa realizada sob a forma de um estudo de caso. A revisão de literatura reuniu subsídios teóricos em torno do currículo de Biblioteconomia. Os dados junto aos respondentes foram coletados através de um questionário, sendo os nome verdadeiros substituídos por fictícios. Os resultados revelaram que os alunos estão satisfeito, de um modo geral, com o curso que está sendo concluído, com boas expectativas em relação ao mercado de trabalho e corresponderam às suas expectativas iniciais em relação ao curso.pt_BR
dc.description.abstractResearch carried out in order to identify what are the reasons why students choose librarianship as an option for vestibular assessment, in the opinion of these students if the course of Librarianship UFRGS responded satisfactorily to the development of skills needed to operate a professional librarian effectively in the labor market, comparing the expectations on the course and the profession to complete the school with the expectations of the profession and the labor market and offer suggestions to remedy the shortcomings of the curriculum, if they are observed, and record aspects positives raised by students. Based on literature and beliefs of research participants, this work was to reflect on the answers given on the following issues: a) the extent to which initial expectations of the course students egressantes librarianship were met? b) Does the student who is completing the course now feel ready to enter the labor market? The methodology was based on the choice of a qualitative approach, the research being conducted in the form of a case study. The literature review sought theoretical support around the curriculum of librarianship. Data from respondents were collected through a questionnaire, being replaced by the name real dummy. The results revealed that students are satisfied, in general, with travel being completed, with good expectations for the labor market and corresponded to their initial expectations about the course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity coursesen
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectBiblioteconmy curriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectExpectatives whith the worken
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleExpectativas acadêmicas e profissionais dos alunos de Biblioteconomia da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755174pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples