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dc.contributor.advisorAquino, Francisco Eliseupt_BR
dc.contributor.authorPozzi, Gianluca de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-03T03:36:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257672pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o intuito de discutir a importância da educação e da implementação de políticas públicas para a prevenção e gestão de desastres, tendo em vista os crescentes eventos extremos decorrentes das mudanças climáticas globais. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises documentais e de bancos de dados como o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a fim de checar os impactos dos desastres no âmbito geral do Brasil e, posteriormente, no município de Petrópolis, RJ. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi quantificar os impactos financeiros dos desastres no Brasil no período de 2013-2022; debater sobre possíveis impactos desses desastres na educação básica nacional com a geração e interpretação de gráficos e mapas temáticos; analisar de que forma a educação pode contribuir para a superação das vulnerabilidades e da susceptibilidade a riscos da população; defender a importância da elaboração e implementação de políticas públicas de mitigação dos impactos dos desastres no Brasil. Alguns dos resultados obtidos foram que em 2013-2014 houve uma queda acentuada em todas as redes de ensino, possivelmente relacionada ao deslizamento de terra ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, afetando mais de 150.000 pessoas; Em 2016, houve outra queda acentuada, especialmente na rede estadual e municipal, possivelmente devido às chuvas intensas e enxurradas em Petrópolis, afetando mais de 130.000 pessoas; Em 2018, a queda foi menos expressiva, possivelmente devido às chuvas intensas e enxurradas na cidade, que atingiram mais de 15.000 pessoas. A partir dessas análises, foi possível concluir que a compreensão desses eventos é essencial para a construção de conhecimento e para a formulação de estratégias eficazes de prevenção e gestão de desastres. A mudança climática e sua relação com os eventos extremos, tais como chuvas intensas, enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra têm graves consequências para a economia, a infraestrutura e a educação de uma região, afetando não só os indivíduos diretamente envolvidos, mas toda a sociedade. Nesse sentido, a abordagem da resiliência na educação e na redução de vulnerabilidade em áreas de risco é essencial para lidar com desafios relacionados a desastres e outras ameaças. A implementação de políticas públicas e estratégias educativas formais e não formais pode ajudar a criar uma cultura de prevenção de desastres, minimizar os impactos negativos sobre as pessoas, o meio ambiente e a economia, e criar sistemas mais robustos e adaptáveis capazes de lidar com os desafios futuros. Por fim, é importante ressaltar que a prevenção e gestão de desastres requerem a colaboração de diversos setores da sociedade, tais como governo, instituições de ensino, organizações não governamentais e a população em geral. A conscientização e a educação são fundamentais para a construção de uma cultura de prevenção e para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios futuros.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to discuss the importance of education and the implementation of public policies for disaster prevention and management, considering the increasing extreme events resulting from global climate change. Therefore, bibliographic research, documentary analysis, and database analysis, such as the Integrated System of Information on Disasters (S2iD), were carried out to check the impacts of disasters in Brazil in general and later in the municipality of Petrópolis, RJ. In this sense, the objective of this research was to quantify the financial impacts of disasters in Brazil from 2013 to 2022, debate possible impacts of these disasters on national basic education through the generation and interpretation of thematic maps and graphs, analyze how education can contribute to overcoming vulnerabilities and risks susceptibility of the population, and advocate for the importance of developing and implementing public policies to mitigate the impacts of disasters in Brazil. Some of the results obtained were that in 2013-2014, there was a sharp drop in all education networks, possibly related to the landslide that occurred in the mountainous region of Rio de Janeiro, affecting more than 150,000 people; in 2016, there was another sharp drop, especially in the state and municipal networks, possibly due to intense rains and flash floods in Petrópolis, affecting more than 130,000 people; in 2018, the drop was less pronounced, possibly due to intense rains and flash floods in the city, which affected more than 15,000 people. Based on these analyses, it was possible to conclude that understanding these events is essential for knowledge construction and for the formulation of effective strategies for disaster prevention and management. Climate change and its relationship with extreme events such as intense rains, flash floods, floods, and landslides have serious consequences for the economy, infrastructure, and education of a region, affecting not only individuals directly involved but the entire society. In this sense, the resilience approach in education and the reduction of vulnerability in risk areas are essential to deal with challenges related to disasters and other threats. The implementation of public policies and formal and non-formal educational strategies can help create a culture of disaster prevention, minimize negative impacts on people, the environment, and the economy, and create more robust and adaptable systems capable of dealing with future challenges. Finally, it is important to emphasize that disaster prevention and management require the collaboration of various sectors of society, such as government, educational institutions, non-governmental organizations, and the general population. Awareness and education are fundamental to building a culture of prevention and to training more conscious and prepared citizens to face future challenges.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisastersen
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectDesastres ambientaispt_BR
dc.subjectClimate changeen
dc.subjectMitigaçãopt_BR
dc.subjectResilienceen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMitigationen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectPetrópolis (RJ)pt_BR
dc.titleDesastres e seus impactos na Educação : um estudo de caso em Petrópolis (RJ)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchossler, Venissept_BR
dc.identifier.nrb001167892pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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