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Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing

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Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing

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Título Websites de bibliotecas especializadas no Rio Grande do Sul : um caso de webmarketing
Autor Selbach, Clarissa Jesinska
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca especializada
Marketing online
[en] Evaluating sites
[en] Specialized libraries
[en] Webmarketing
Resumo Trata do Webmarketing no contexto das bibliotecas especializadas. Tem como objetivo principal verificar se as ações praticadas nos sites das bibliotecas especializadas podem ser consideradas ações de Webmarketing para estas organizações. Situa Marketing no seu contexto geral, aprofundando em duas facetas, Marketing de Serviços e Marketing de Relacionamento. Engloba ainda o Webmarketing e seu uso. Levanta aspectos referentes a avaliação de sites, focado em sites de bibliotecas, citando estudos que abordam esta avaliação em termos de critérios de qualidade e funcionalidade. Para pesquisa de campo, adota metodologia de cunho qualitativo, com pesquisa exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados, formulário baseado em Amaral e Guimarães (2002) e Tomáel et al. (2001). A pesquisa obteve resultados satisfatórios em sua análise, porém os sites analisados não possuem muitos dos itens avaliados. A maioria dos sites não conseguiu responder a muitas das questões analisadas no instrumento de pesquisa o que permite deduzir a pouca preocupação que os bibliotecários têm com as necessidades dos usuários. Recomenda-se reavaliar os sites e os recursos neles contidos e após determinado período, refazer a pesquisa para verificar se as mudanças foram realizadas.
Abstract It's Webmarketing in the context of specialized libraries. Its main objective is to verify whether the actions taken at sites from specialized libraries can be considered actions Webmarketing for these organizations. Marketing lies in its general context, deepening into two facets, Services Marketing and Relationship Marketing. It is about Webmarketing and its use. Raises issues relating to evaluate sites, focusing on sites in libraries, citing studies that address the evaluation criteria in terms of quality and functionality. For field research, adopts a qualitative methodology, with exploratory research, using as an instrument of data collection form based on Amaral and Guimarães (2002) and Tomáel et al. (2001). The survey achieved satisfactory results in his analysis, but the sites have not examined many of the items evaluated. Most sites failed to answer many of the questions analyzed in the research tool which allows to deduce the little concern that librarians have with the needs of users. It is recommended to reevaluate the sites and resources contained therein, and after a certain period, repeat the search to see if changes were made.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25768
Arquivos Descrição Formato
000755390.pdf (428.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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