Repositório Digital

A- A A+

Análise das intervenções pedagógicas em programas de iniciação ao futsal

.

Análise das intervenções pedagógicas em programas de iniciação ao futsal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise das intervenções pedagógicas em programas de iniciação ao futsal
Autor Voser, Rogerio da Cunha
Orientador Klemt, Ulf George
Data 1998
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Educação física e treinamento : Métodos
Futebol de salão : Educação
Resumo A minha longa vivência esportiva como atleta, técnico e professor me trouxe importantes reflexões. Esta vida dedicada ao esporte e seu ensino tem me proporcionado muitas interrogações sobre o tema da Iniciação Esportiva, especialmente no que se refere aos princípios pedagógicos dos professores. Deste modo, procurando aprofundar meus conhecimentos, investigamos as Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal na sua prática de ensino. O objetivo geral deste estudo foi o de verificar, analisar e interpretar as intervenções pedagógicas utilizadas pelo professor nos Programas de Iniciação ao Futsal. Este objetivo geral veio se decompor em outros objetivos de caráter mais específicos como: identificar o perfil do professor que atua no Programas de Iniciação ao Futsal; identificar o modelo de desporto adotado dentro das diferentes instituições; identificar os conteúdos desenvolvidos durante as aulas e analisar os componentes afetivos que são manifestados pelos professores. Nosso estudo é do tipo qualitativo e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória. Foram utilizados para a coleta de dados três locais previamente definidos: um Clube Social; um Projeto de Extensão e uma Escolinha Particular. A escolha destes locais justificouse por abranger o universo diversificado de situações referentes ao local que estão acontecendo bem como aos fins propostos em cada programa de iniciação. Todos locais dispunham de boas condições físicas e materiais. O pesquisador escolheu os professores de forma intencional, de acordo com suas disponibilidades de tempo e com seus interesses em fornecer subsídios para este trabalho. As sessões de aula observadas abrangeram a faixa etária dos sete aos doze anos, independente do sexo. Os instrumentos utilizados em nossa pesquisa constaram de uma entrevista semi-estruturada e de observações feitas através de filmagens que foram registradas e, posteriormente, analisadas. Os resultados das nossas investigações nos indicam a existência de uma pedagogia que privilegia um modelo de ensino tradicional, que promove o esporte através do treinamento dos alunos, transformando-o em trabalho e não lazer, tendo em vista o mais alto grau de desempenho. Para finalizar, esperamos que o nosso estudo venha contribuir como fonte de discussão e esclarecimento de alguns dogmas que ainda persistem em nossa educação atual. Acima de tudo, esperamos que nossa investigação proporcione novas perspectivas aos profissionais da área e que os incentive a realizar mais pesquisas, visando a busca de metodologias alternativas que satisfaçam às necessidades e os interesses reais das crianças.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2577
Arquivos Descrição Formato
000372720.pdf (395.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.