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dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Josépt_BR
dc.contributor.authorGrams, Marcos Luispt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T04:06:39Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257727pt_BR
dc.description.abstractO foco principal da presente investigação reside na tentativa de compreender, resgatar e discutir algumas das formas, espaços e possibilidades educativas que aparecem, para além da escola e das outras instituições, na construção cotidiana do modo de vida camponês. Como pano de fundo aparecem, fundamentalmente: a questão do campesinato enquanto um modo de vida específico que, não obstante construir-se de forma subalterna em relação aos grupos dominantes, (re)produz os seus próprios sistemas de saber, trabalho e vida; e, à educação, concebida como uma prática concreta, histórica e social que se liga diretamente à cultura dos grupos sociais onde a mesma se realiza. Procurando tornar significativa a análise buscamos, como espaço específico de problematização e investigação, o cotidiano das treze famílias de camponeses que compõem o Assentamento “Conquista Nonoaiense”, localizado no município de Eldorado do Sul, RS. Metodologicamente, partimos de uma concepção Processual Dialética do tipo Observação Participante, tendo como categoria de análise a vida cotidiana e como técnica de apoio a entrevista despadronizada, livre. Para a análise, estabelecemos um contínuo "revisitar" entre as aproximações teóricas e as falas dos camponeses, o que nos permitiu observar cinco dimensões educativas fundamentais: - a luta pela terra, como reação à exclusão; - o vínculo aos Movimentos Sociais; - o trabalho, como saber e espaço pedagógico; - a organização do assentamento; e, - a luta pela escola. Concluímos que, efetivamente, a educação para o meio rural não pode ser pensada a partir, unicamente, da escola. Ao contrário, em cada cotidiano há um modo específico de pensar coletivamente, de simbolizar a vida e a condição de classe e de atribuir a diferentes sujeitos, redes e ações, a responsabilidade de fazer circular de pessoa a pessoa, de geração a geração, os códigos e as práticas de produção e reinvenção dos vários nomes, níveis e faces que o saber possui e significa. É preciso olhar para o cotidiano, percebendo nele a representação de uma cultura específica. É preciso mudar o lugar da ação educativa.pt_BR
dc.description.abstractThe principal focus of the present investigation resides in the endeavor to understand, recover and discuss the educational scope, some of its possibilities and varieties that come about - above and beyond the school and related institutions - in the day by day development of the rural way of life. As background events there are, chiefly: the question of the peasantry as a specific way of life that, even though building itself subject to the dominant groups, (re)produces its own systems of learning, labor and living; and education, conceived as a social, historical and concrete practice that goes directly linked to the culture of the social groups where it takes place. Having in view a significant study, it was defined, as the specific area of proposal of problems and research, the quotidian of the thirteen families of peasants that constitute the settlement “Conquista Nonoaiense”, situated in the municipality of Eldorado do Sul, RS. Methodologically, it was adopted a Processual Dialectic concept, the Participant Observation, with the everyday life as category of analysis and the free, unpatterned interview as support technic. For the analysis sake, it was established a continual "revisiting" between the theoretical approaches and the peasants speeches, with the resultant recognition of five fundamental educative dimensions: - the struggle for the land, as reaction to exclusion; - the attachment ot Social Movements; - the labor, as knowledge and pedagogic space; - the settlement’s organization; and, - the fight for the school. The conclusion is that, effectively, the education for the rural area cannot be based, merely, on the school. On the contrary, each quotidian presents a specific way to think collectively, to Symbolize life and class condition, and to attribute to different subjects, networks and deeds, the responsability of circulating from person to person, from generation to generation, the codes and the practices of production and reinvention of the several names, levels and faces that the knowledge encompasses and signifies. We must needs look at the quotidian, perceiving its representation of a specific culture. We must needs change the role of the educative practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTrabalhadorpt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.titleCampesinato, cotidiano e prática educativa : uma leitura compartilhada da realidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000095099pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1994pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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