Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardes, Andrea Mourapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Alessandra Frediani Dias dept_BR
dc.date.accessioned2010-09-16T04:19:28Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25804pt_BR
dc.description.abstractO processo de usinagem da fábrica de motores da Renault do Brasil gera resíduos. Estes resíduos são constituídos por fluido de corte e cavacos. As centrais de filtragem a vácuo e aluvião retornam ao processo a maior parte do óleo solúvel e do óleo integral, porém uma parte é enviada junto aos cavacos para reciclagem. Neste trabalho foram avaliados processos de separação de óleos/cavacos visando uma maior recuperação de óleos. Após a realização de um estudo de caso na Renault do Brasil, conclui-se que a melhor forma de aumentar a eficiência do retorno do fluido, que hoje é descartado por arraste junto aos cavacos, é adicionar uma etapa de separação via centrífuga ao processo. Esta adição é rentável na medida em que são minimizadas as perdas por reposição de fluido e em que ocorre diminuição no custo com o transporte destes resíduos que hoje carregam de 10 a 35% em massa a mais do que o necessário. Além disso, os cavacos de alumínio, quando limpos, aumentam seu valor agregado, gerando maior lucro na venda.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de materiaispt_BR
dc.titleReaproveitamento dos resíduos de usinagem : estudo de caso na indústria automotivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000751482pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Materiaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples