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Web 2.0 : uma análise evolucionária do seu impacto nas empresas a nível global

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Web 2.0 : uma análise evolucionária do seu impacto nas empresas a nível global

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Título Web 2.0 : uma análise evolucionária do seu impacto nas empresas a nível global
Autor Valdez Montalván, Daniel Borja
Orientador Henkin, Helio
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Empresa
Inovação tecnológica
Investimento
Teoria evolucionária
[en] Business organization
[en] Evolutionary theory
[en] Information technology and communication (ICT)
[en] Innovation
[en] Routines
[en] Techno-economic paradigms
[en] Technological revolutions
[en] Web 2.0
Resumo O objetivo principal desta dissertação é analisar as tecnologias de aplicativos da Web 2.0, desde uma perspectivas evolucionária, e dos seus impactos nas empresas em nível global. Desta forma, para poder entender o seu nascimento, essência e importância econômica para as empresas, se tomou como base teórica o conceito evolucionário de revoluções tecnológicas e paradigmas tecno-econômicos, o qual serviu como modelo para interpretar a atual revolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e seu conseqüente paradigma tecnoeconômico, e na qual se constatou que este grupo de tecnologias surgiu no período de tempo atual de dito paradigma conhecido como “intervalo de reacomodação” (turning point). Por outro lado, se ressaltou que uma das principais características no processo de difusão de cada paradigma tecno-econômico é o seu impacto na organização das empresas. Desta forma, a teoria evolucionária se apresentou como a abordagem adequada para entender tanto o caráter da empresa atual, entendida esta em termos do conjunto de suas rotinas (conhecimentos e habilidades), quanto as suas principais inovações organizacionais como respostas aos desafios apresentados pela própria difusão do paradigma tecno-econômico atual das TIC, na qual o acumulo permanente de novos conhecimentos e informações, isto é, de rotinas dinâmicas se tornam variáveis chaves para o próprio processo permanente de inovação, vital para as empresas. Diante da crescente utilização das tecnologias de aplicativos da Web 2.0 entre as empresas a nível mundial como meios potenciais para atingir esses objetivos, o presente trabalho analisou o seu potencial para gerar de forma mais fluida novos conhecimentos e informações, isto é rotinas dinâmicas, tanto dentro da organização das empresas como na interação com os seus consumidores, refletindo-se, assim, no aumento de inovações permanentes de novos produtos e serviços.
Abstract The main objective of this dissertation is to analyze the technologies of Web 2.0 applications, from an evolutionary perspective, and its impacts on businesses globally. Thus, in order to understand its birth, nature and economic importance for companies, it was taken as theoretical basis the evolutionary concept of technological revolutions and technoeconomic paradigms, which served as a model to interpret the current revolution in information and communication technologies (ICT) and its consequent techno-economic paradigm, in which it was found that this group of technologies originated in the current time of said paradigm known as turning point. On the other hand, it was emphasized that a key feature in the process of diffusion of each techno-economic paradigm is its impact on business organization. Thus, evolutionary theory appeared as the appropriate approach to understand both the character of the current company, which is understood in terms of its set of routines (knowledge and skills), as its main organizational innovations as answers to the challenges presented by the own diffusion of the current ICT techno-economic paradigm, in which the continuous accumulation of new knowledge and information, that is, dynamic routines, become key variables to the self process of continuous innovation, vital for companies. With the increasing use of Web 2.0 application technologies among the companies in the world as a potential means to achieve these goals, this study examined its potential to generate more fluidly new knowledge and information, that is dynamic routines, both within the business organizations and in their interaction with their consumers, which was reflected in the increase of permanent innovations of new products and services.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25817
Arquivos Descrição Formato
000752695.pdf (1.428Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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