Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T03:55:47Zpt_BR
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258291pt_BR
dc.description.abstractO trabalho relata resumidamente o processo de informatização de crianças interagindo espontaneamente, com um microcomputador com 64 KB e um drive. A descrição focaliza fases específicas que envolveu o processo de desenvolvimento e crescimento da criança nessa área. Inicia pela motivação pelos jogos seguindo-se as fases de desenvolvimento de programas em linguagem BASIC; exploração do modo gráfico de baixa resolução e alta resolução com o uso de cores: exploração do movimento dos desenhos ou animação; exploração do som e composição musical; utilização do microcomputador para auxiliar as tarefas escolares (Matemática, Português e Inglês); exploração dos PADDLES na programação e uso da Linguagem LOGO no desenvolvimento de programas com utilização dos comandos gráficos. Destaca-se no relato o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aspectos afetivos. Conclui-se o trabalho alertando para os aspectos discriminativos da sociedade atual, em especial, no que se refere à escola, concernentes à aceitação e rejeição do computador como instrumento educativo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study briefly describes the informating process in children interacting spontaneously with a 64 KB and one drive computer. The specific stages involving the children's developing and growing process in this area is here focused. This study begins with motivation by games followed by programs development in the BASIC language, use of low and high resolution colored graphic forms, works with design movements or animation, explores sounds and musical composition, utilization of microcomputer to help in school homeworks (Mathematics, Portuguese and English), use of PADDLES in the programming and exploring LOGO language in the development of programs using the graphic commands. The development of cognitive abilities and affective dimensions are here stresses. The study ends calling attention to descriminating aspects of nowdays society, specially those concerning acceptance and non-acceptance of computers in school as an educational instrument.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 111-125pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLOGOpt_BR
dc.titleInformatização da criança : uma experiência fora da escolapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065775pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples