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dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.advisorLimas, Lisandra Fragapt_BR
dc.contributor.authorSavionek, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2010-09-16T04:19:34Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25831pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo de medição e avaliação da exposição humana à vibração transmitida ao sistema mão-braço durante a atividade ciclística. Medições de vibração são realizadas para três diferentes tipos de pavimento, asfalto (AS), placas moldadas “in loco” de concreto (PC) e blocos intertravados de concreto (BI), utilizando-se dois modelos de bicicleta, speed (S) e mountain bike (MB), e ciclistas com diferentes características físicas. Segundo uma análise objetiva, para cada configuração – tipo de pavimento x modelo de bicicleta x ciclista –, avalia-se a exposição diária à vibração A(8), como definido pela norma ISO 5349- 1, para uma duração diária de exposição à vibração de 2 h, e também avalia-se os tempos máximos de exposição diária à vibração, para que os limites de exposição definidos pela Diretiva 2002/44/EC sejam atingidos. Segundo uma análise subjetiva, avalia-se o grau de conforto oferecido por cada tipo de pavimento quanto à exposição à vibração, de acordo com a opinião dos ciclistas. Ao final, os resultados são comparados e verifica-se, tanto pela análise objetiva quanto pela subjetiva, que o tipo de pavimento mais adequado para a atividade ciclística é o asfalto (AS), seguido das placas moldadas “in loco” de concreto (PC) e dos blocos intertravados de concreto (BI).pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a study of measurement and evaluation of human exposure to hand-arm vibration in cycling activity. Vibration measurements are performed for three pavement types, asphalt (AS), “in loco” concrete molded plates (PC), and concrete interlocking pavers (BI), using two bicycle models, speed (S) and mountain bike (MB), and cyclists with different physical features. In an objective analysis, for each configuration – pavement type x bicycle model x cyclist –, is evaluated the daily vibration exposure A(8), as defined in standard ISO 5349-1, for 2 h of daily duration of exposure to vibration, and is also evaluated the maximum daily duration of exposure to vibration, so that the limit values of exposure, as defined in Directive 2002/44/EC, are reached. In a subjective analysis, is evaluated the comfort degree on vibration exposure offered for each pavement type, according to the cyclists opinion. Finally, the results are compared and, both by objective and subjective analysis, it has been noticed that the most appropriate pavement type is the asphalt (AS), followed by “in loco” concrete molded plates (PC), and concrete interlocking pavers (BI).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVibration measurement in bicyclesen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectPavement to cycle pathsen
dc.subjectHand-arm vibrationen
dc.subjectHuman exposure to vibrationen
dc.titleMedição e avaliação da exposição humana à vibração transmitida ao sistema mão-braço durante a atividade ciclísticapt_BR
dc.title.alternativeMeasurement and evaluation of human exposure to hand-arm vibration in cycling activity 2010 en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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