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Análise de tensões no mecanismo de manobra de uma comporta vagão de desvio do rio.

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Análise de tensões no mecanismo de manobra de uma comporta vagão de desvio do rio.

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Título Análise de tensões no mecanismo de manobra de uma comporta vagão de desvio do rio.
Outro título Tension analysis of a detour floodgate’s maneuver mechanism
Autor Bürger, Vicente Ströher
Orientador Iturrioz, Ignacio
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Finite element method
[en] Maneuver system
[en] Non-linear analysis
[en] Pequena Central Hidrelétrica
[en] Tension analysis
[en] Vagon floodgate
Resumo Nos últimos anos no Brasil, tem-se investido sensivelmente na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O Brasil deve ao menos triplicar a capacidade instalada em PCHs nos próximos anos, com a liberação dos 6.500 MWem potência hidrelétrica tramitando na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Neste contexto, no presente trabalho é apresentada a estrutura de um tipo de comporta (comporta vagão) que atua no desvio do rio da barragem da PCH Retiro Velho, estabelecida nomunicípio de Aporé, estado do Goiás. Modelos de diferentes tipos de complexidade foram implementados para avaliar criticamente os componentes estruturais do sistema de manobra desta comporta. Os resultados obtidos permitiram obter conclusões sobre o projeto estrutural deste tipo de equipamento.
Abstract In the recent years, the Brazilian government has invested significantly in the construction of Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). In the next few years, Brazil must at least triple the PCHs installed capacity. This will be achieved with the release of 6,500 MW in power hydroelectric plant, currently being evaluated at the National Agency of Electric Energy (Aneel). In this context, we present the structure of a kind of floodgate (the wagon floodgate), that acts in the river detour at the PCH Retiro Velho dam, established in Aporé city, state of Goiás. Different types of models, varying in complexity, had been implemented in order to critically evaluate the structural components of the proposed system. The results that we have reached so far allow us to draw conclusions about the structural project of this kind of equipment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25833
Arquivos Descrição Formato
000754113.pdf (1.460Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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