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dc.contributor.advisorLeonardi, Thiago Josépt_BR
dc.contributor.authorOsbel, Eduardo Dellpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-20T03:40:34Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258344pt_BR
dc.description.abstractÉ amplo o debate acerca de abordagens metodológicas para o ensino do futsal, contudo são escassas as evidências sobre a ocorrência da melhora da performance e, consequentemente, da aprendizagem das ações táticas sem a bola na modalidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a aprendizagem de ações ofensivas sem a bola de iniciantes de futsal em uma unidade didática de curta duração. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de coorte, de caráter quantitativo, com 12 crianças de 09 a 11 anos de um clube esportivo de Porto Alegre. Foram realizadas seis sessões de treinamento com duração de uma hora cada e foram realizadas avaliações pré e pós intervenção utilizando o instrumento Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Para a avaliação tática foi aplicado um jogo reduzido, em meia quadra, no formato 4 x 4, com duração de 10 minutos, sem goleiras. O teste foi gravado para posterior análise. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de Wilcoxon, destacando valores de p e com o tamanho do efeito calculado pelo d de Cohen. Todos os cuidados éticos foram assumidos. Constatou-se uma melhora significativa na categoria de suporte do GPAI mediante a intervenção, sinalizando para uma melhor compreensão da estruturação de linhas de passe e domínio do espaço de jogo dos participantes em decorrência da intervenção. Notamos alterações significativas em todas as variáveis entre as duas observações além de um tamanho de efeito estreito para a ação de quadrante (d=0,036; p= 0.006), moderado para as ações de desmarque (d=0,62; p=0.014), Linha de Passe (d=0,64; p=0.008) e Envolvimento no Jogo (d=0,48; p=0.031) e um tamanho de efeito amplo para a Performance das ações de suporte (d=0,95; p=0.001). Concluímos que a curta unidade didática ministrada foi suficiente para uma melhora na performance das ações táticas sem a bola, sendo indicativo de aprendizagem desse conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThere is a wide debate about methodological approaches for teaching futsal, however, there is little evidence about the occurrence of performance improvement and, consequently, of the learning of tactical actions without the ball in the modality. This research aimed to evaluate the learning of offensive actions without the ball of futsal beginners in a short didactic unit. Therefore, a quantitative cohort research was developed with 12 children aged 9 to 11 years old from a sports club in Porto Alegre. Six one-hour training sessions were held and pre- and post-intervention assessments were performed using the Game Performance Assessment Instrument (GPAI). For the tactical evaluation, a reduced game was applied, in half court, in 4 x 4 format, lasting 10 minutes, without goalkeepers. The test was recorded for later analysis. Data were analyzed using descriptive statistics and the Wilcoxon test, highlighting p values and the effect size calculated by Cohen's d. All ethical precautions were taken. There was a significant improvement in the GPAI support category through the intervention, signaling a better understanding of the structuring of pass lines and domain of the participants' game space as a result of the intervention. We noticed significant changes in all variables between the two observations in addition to a narrow effect size for the quadrant action (d=0.036; p= 0.006), moderate for the deselect actions (d=0.62; p=0.014) , Passing Line (d=0.64; p=0.008) and Involvement in the Game (d=0.48; p=0.031) and a large effect size for the Performance of support actions (d=0.95; p=0.001). We concluded that the short didactic unit taught was enough to improve the performance of tactical actions without the ball, being indicative of learning this content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectProcesso cognitivopt_BR
dc.subjectCognitive processen
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectEfficiencyen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.titleEstudo de uma curta unidade didática para a avaliação da aprendizagem de ações táticas ofensivas sem a bola no futsalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169301pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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