Digital Repository

A- A A+

Práticas pedagógicas em transformação : contribuições da interdisciplina na representação do mundo pela matemática no curso de pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DSpace/Manakin Repository

Práticas pedagógicas em transformação : contribuições da interdisciplina na representação do mundo pela matemática no curso de pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Show full item record

Statistics

Title Práticas pedagógicas em transformação : contribuições da interdisciplina na representação do mundo pela matemática no curso de pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Author Araujo, Alexandre Ramos de
Advisor Aragón de Nevado, Rosane
Date 2010
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Subject Curso de Pedagogia
Ensino à distância
Licenciatura
Matemática
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
[en] Distance education
[en] Federal University of Rio Grande do Sul
[en] Mathematics education
[en] Pedagogy program degree
Abstract in Portuguese A presente dissertação investiga as contribuições da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática para a prática pedagógica dos docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia - modalidade a distância, da UFRGS, com fundamentação na concepção epistemológica piagetiana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curso destina-se à formação em pedagogia de professores leigos de Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros, nos diversos ambientes virtuais da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática, observações de aulas e entrevistas de alunas do polo de Sapiranga. A organização e o processamento dos dados foram realizados com o uso do software NVivo8. Para a análise dos dados foram definidas quatro categorias orientadas pelo referencial teórico e pela leitura das produções das professoras-alunas, denominadas Contextualização com a realidade do sujeito e com a vida cotidiana, Atividades Cooperativas, Conexões entre temas matemáticos e outras disciplinas e Utilização de Materiais Concretos. Os resultados do estudo mostram que os pressupostos teóricos do curso sobre como os alunos aprendem matemática foram compreendidos, ainda que em níveis diferenciados e incorporados à prática pedagógica dessas alunas-professoras o que lhes permitiu desenvolver práticas voltadas ao favorecimento da construção do conhecimento, superando a ideia que a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental se resuma a fazer contas e decorar algoritmos.
Abstract This study investigates the contributions of interdisciplinary representation of the world in mathematics for the pedagogical practice of teachers in the Bachelor's Degree in Education - distance mode, from UFRGS, with reasons in Piaget's epistemological conception. This is a qualitative survey conducted in the Degree in Education in distance mode from Federal University of Rio Grande do Sul. The course is intended for the training of lay teachers teaching in public schools in Rio Grande do Sul. The analysis was based on the survey of records in different virtual environments of the discipline Representation of the World in Mathematics, classroom observations and interviews of female students from Polo Sapiranga. The organization and data processing were performed using the software NVivo8. For the analysis of the data defined four categories were guided by theoretical reference and by reading the productions of the teachers-students, called Background on the subject's reality and everyday life, Cooperative Activities, connections between mathematical topics and other disciplines and Use of Concrete Materials. The study results show that the theoretical underpinnings of the course were incorporated into the pedagogical practice of teachers enabling them to reframe, albeit at different levels, their views about how students learn mathematics, developing a work that is concerned with the need for interaction students' and attention to thinking, showing that mathematics is not just to count and memorize algorithms.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/25835
Files Description Format View
000754826.pdf (1.633Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.