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Experiência inovadora em educação superior - PAI - Planejamento Agronômico Integrado : estudo de caso na UFRGS

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Experiência inovadora em educação superior - PAI - Planejamento Agronômico Integrado : estudo de caso na UFRGS

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Título Experiência inovadora em educação superior - PAI - Planejamento Agronômico Integrado : estudo de caso na UFRGS
Autor Campos, Marcia Maciel de
Orientador Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Conhecimento social
Ensino superior
Inovação educacional
[en] Educational innovation
[en] Higher education
[en] Social knowledge
Resumo O presente trabalho trata do estudo de uma experiência de inovação pedagógica em educação superior. A experiência estudada foi à disciplina denominada PAI - Planejamento Agronômico Integrado, que é parte do currículo desenvolvido pela Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa foi descrever a experiência da disciplina, enquanto prática pedagógica inovadora. Identificar suas características, como ocorreu a participação dos sujeitos, e verificar se resultou, ou não, desse processo inovador, a produção do Conhecimento Social. Os conceitos de inovação e conhecimento social, trabalhados na pesquisa, se apoiaram no referencial teórico de Leite (2001). A perspectiva de inovação é a de práticas que apresentem uma ruptura com paradigmas vigentes na universidade e que possibilitem a reconfiguração de saberes, poderes e conhecimentos. O conhecimento social é um conhecimento construído na relação teoria com a prática, na mediação do professor com o protagonismo dos alunos e demais participantes da relação educativa. É um conhecimento que dá visibilidade a outros saberes antes ausentes, pode nascer de necessidades ou demandas sociais e se concretizar na busca de solução a essas demandas. O Estudo de Caso foi a estratégia metodológica escolhida para realizar essa pesquisa, que se caracterizou como um estudo de cunho qualitativo, sustentado no referencial de Yin (2005). As informações foram obtidas a partir do estudo de documentos, publicações e da coleta de dados no trabalho de campo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos, professores e outros atores participantes dessa relação educativa. O trabalho de campo se caracterizou por observações das aulas, das saídas de campo da turma e nas apresentações realizadas pelos alunos para a comunidade em geral. Foi possível constatar que a disciplina PAI é uma experiência inovadora que se tornou possível a partir da reformulação curricular. Os seus criadores, não pensavam a priori em uma disciplina, tinham a intenção de qualificar o ensino e a aprendizagem do aluno, dando maior consistência e significado ao que havia sido ensinado, para que o aluno saísse da universidade seguro e confiante quanto ao seu potencial profissional. Foi a partir do amadurecimento dessas intenções, que surgiu a possibilidade de integrar a prática e a teoria numa disciplina. Destaca-se na experiência seu caráter inovador presente no modo de construção e reconstrução do conhecimento, que resultou de uma interação com diferentes atores sociais, tal interação possibilitou partilha de saberes e de poderes entre os atores. Inovadora também pela possibilidade emancipadora deste conhecimento o que se observou, pelo estímulo ao protagonismo dos alunos e pelos diferentes espaços ocupados formando novos cenários de aprendizagem para o conhecimento que se produz na universidade.
Abstract The present work deals with the study of a pedagogical innovation experience in Higher Education. The studied experiment was the discipline named PAI – Planejamento Agronômico Integrado (Integrated Agronomic Planning), which is developed in the Agronomics College at Federal University from the State of Rio Grande do Sul. The purpose of this research was to describe the experience of this discipline as a pedagogical innovator practice and to identify its characteristics as it occurred with the subjects‟ participation and also to verify if it showed any implications in the Social knowledge production from this process. The concepts of innovation and social knowledge accomplished in this research have been supported on Leite (2001) theoretical referential. The innovation perspective is that one practice can present a rupture with actual paradigms at the University and that it could enable the instruction, power and knowledge reconfigurations. The social knowledge described here is the one constructed in the relation of theory and practice and in professor‟s mediation with the student‟s leadership and other participants in the educative relation. This is a knowledge which gives visibility to other missing instructions, and comes from the necessity or social demands as it materializes in the search for solutions to those demands (LEITE, 2001). The study case was the methodological strategy chosen to accomplish this research, characterized as a qualitative study supported by Yin (2005) referential. The information was obtained from the study of documents, publications and data collection in this field. Some questionnaires were used and some interviews were made with students, professors and other actors from this educational relationship. The work had as a characteristic the observation of classrooms; student‟s going out and in the students‟ presentation to the community in general. It was possible to verify that the PAI discipline is an innovative experience that only became possible due to a curricular reformulation. Its creators, a priori did not think about a specific discipline, they had in mind the intention of qualifying teaching and learning, giving much more consistence and meaning to what had been taught, so the student could leave university self-confident concerning his professional potential. From this maturation of intentions, it came to light the possibility to integrate the practice with the theory in a discipline. This innovative experience should be highlighted as a feature present in the way we construct and reconstruct knowledge, which resulted in an interaction among different social actors. Such interaction made the sharing of knowledge and powers possible among the actors. It was also innovative for the emancipator possibility from this observed knowledge, through the motivation of students‟ leadership and also through different spaces used, creating new sets of learning for the knowledge we produce at university.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25843
Arquivos Descrição Formato
000754919.pdf (2.015Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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