Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWestphalen, Mauro Carpespt_BR
dc.contributor.authorRegio, Nicolas do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:28:03Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258459pt_BR
dc.description.abstractOs fungos são organismos essenciais para o funcionamento dos diversos ecossistemas que ocupam. No entanto, os mesmos são extremamente negligenciados nos espaços científicos, acadêmicos e educacionais do Brasil. A falta de estudos sobre o ensino de micologia, esconde uma realidade que atualmente perpetua estigmas e desinformações sobre este importante grupo de organismos, que carrega consigo uma concepção pessimista e, muitas vezes, equivocada dos seus aspectos principais. Sendo assim, este trabalho buscou identificar, avaliar e desenvolver problemáticas que envolvem o ensino de micologia nos ensinos básico e superior brasileiros, através da construção de um guia rápido. O guia foi idealizado e construído na plataforma Canva, tendo como base as deficiências encontradas na análise de literaturas pré-existentes. A micologia possui um conturbado e complexo passado científico, muitas vezes representado nas abordagens ultrapassadas sobre o Reino Fungi encontradas nas percepções de alunos e professores, assim como nos livros didáticos. A visão pessimista e antropocêntrica do grupo é fortemente relacionada com a falta de abordagens e aprofundamento teórico do conteúdo nas graduações de Ciências Biológicas do país, responsáveis por formar profissionais que apenas amplificam estes aspectos no ensino básico. Encontra-se também uma grande falta de materiais que abordem de maneira contextualizada e atualizada os conteúdos de micologia. Por isso, construiu-se um guia sob uma linguagem de divulgação científica que ao mesmo tempo, desconstrua a visão preponderante do senso comum e forneça uma alternativa para o ensino de fungos com a valorização de interações e processos ecológicos e evolutivos que envolvem a funga. O material produzido auxilia no preenchimento de uma lacuna da micologia e serve como uma proposta de contra-argumento à concepção pessimista da sociedade sobre a funga, sendo uma interessante leitura para professores, alunos e pessoas interessadas numa visão desmistificada do Reino Fungi.pt_BR
dc.description.abstractFungi are essential organisms for the functioning of the diverse ecosystems they occupy. However, they are extremely neglected in the scientific, academic and educational spaces in Brazil. The lack of studies on the teaching of mycology hides a reality that currently perpetuates stigmas and misinformation about this important group of organisms, that carries a pessimistic, and often, mistaken conception of its main aspects. Therefore, this work sought to identify, evaluate and develop problems that involve the teaching of mycology in Brazilian basic and higher educations, through the construction of a quick guide book. The guide was designed and built using the Canva platform, and was based on the deficiencies found in the analysis of pre-existing literature. Mycology has a troubled and complex scientific past, often represented in outdated approaches to the Fungi Kingdom found in the perceptions of students and teachers, as well as in the textbooks. The pessimistic and anthropocentric view of the group is strongly related to the lack of approaches and theoretical deepening of the content in Biological Sciences undergraduate courses throughout the country, responsible for training professional who only amplify these aspects in basic education. There is also a great lack of materials that deal with mycology content in a contextualized and up-to-date manner. For this reason, a guide book was built under a scientific popularization language that, at the same time, deconstructs the prevailing view of common sense and provides an alternative for the teaching of fungi with the valuation of ecological an evolutionary interactions and processes involving the fungus. The material produced helps to fill a gap in mycology and serves as a counterargument proposal to society’s pessimistic conception of fungus, being an interesting read for teachers, students and people interested in a demystified vision of the Fungi Kingdom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFungien
dc.subjectFungopt_BR
dc.subjectMycologyen
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectScientific popularizationen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleDesmistificando a funga : um guia rápido para o ensino de fungospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples