![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/25860
Título | Projeto de interfaces graficas para ensino de deficientes auditivos |
Autor |
Franciosi, Beatriz Regina Tavares
|
Orientador |
Claudio, Dalcidio Moraes
Laschuk, Anatolio |
Data | 1988 |
Nível | Mestrado |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
Assunto |
Computação gráfica
Deficientes auditivos : Computadores Informática : Educação |
Resumo | Este trabalho trata dos aspectos que são relevantes para o projeto de interfaces de um sistema gráfico o qual visa dar subsídios para o ensino de geometria a alunos surdos. Estudou-se detalhadamente projeto de interfaces e as formas de comunicação do deficiente auditivo para que fosse possível formular conjecturas sobre qual a direção a ser seguida para se definir interfaces gráficas que utilizassem uma linguagem visual consistente e compreensível para esta comunidade. É importante a averiguação teórica deste trabalho para que a linguagem visual que o sistema utiliza não entre em conflito com outras posturas. utilização deste estudo se efetivou através de um sistema experimental onde a linguagem visual se vale da leitura complementar entre desenho e palavra para transmitir informações e onde as ações exploram desenvolvimento das estruturas do pensamento que se referem ao pensamento formal. Pensa-se que projeto de interfaces gráficas para ensino, no tocante ao desenvolvimento do pensamento formal do deficiente auditivo, não é assunto trivial. |
Abstract | This work deals with important aspects of interface design which might be used In a graphic system to teach geometry to deaf students. The Interface project has been studied in detail, as the communication forms of the deafness. After this, It's possible to explore the directions to go through when defining graphic interfaces to use a understandable and consistent visual language to this community. The theorethical averiguation of this work Is important to avolc compatibility problems and meaning disagreement with other system resources. This study has been applied In an experimental system where the visual language uses some complementar reading between draft and word to transmit Informations. and where actions are made to develop the thinking structures related to formal thinking. The design of graphic Interfaces to teaching, when related to the development of formal thinking of the deaf child Is considered as a non-trivial study subject. |
Tipo | Dissertação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/25860 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000004651.pdf (16.55Mb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License