Repositório Digital

A- A A+

Aplicação de sistemas de aeração em chuveiros para banho doméstico

.

Aplicação de sistemas de aeração em chuveiros para banho doméstico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aplicação de sistemas de aeração em chuveiros para banho doméstico
Outro título Application of aeration systems in domestic showers for bathing
Autor Bianchi Neto, Eduardo
Orientador Schneider, Paulo Smith
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Aerated shower
[en] Aeration
[en] Bath system
[en] Venturi
Resumo Este trabalho analisa a viabilidade técnica de sistemas de aeração em chuveiros para banhos domésticos. A proposta consiste em promover a aeração sem demanda extra de energia. O ar exterior é incorporado à corrente principal de água a partir de uma depressão estabelecida por um corpo introduzido no escoamento que se comporta como um Venturi. São realizados experimentos que determinam a perda de carga sobre o crivo e o sistema de sucção de ar. O escoamento na região de mistura e os efeitos da aeração para o chuveiro são analisados conceitualmente e posteriormente medidos com manômetros e com auxílio de imagens. Conclui-se que o princípio de operação é recomendável para aeração de chuveiros, e que se obteve alteração na velocidade e na textura no jato da ducha de banho.
Abstract This study examines the technical feasibility of aeration systems in domestic showers for bathing. The goal is to promote aeration without extra demand of energy. The outside air is incorporated into the main stream of water from a depression due to the introduction of a body into the flow that promotes a Venturi effect. Experiments are developed to determine the pressure drop on the sieve and the system of air suction. The flow in the mixing region and the effects of aeration for the shower are conceptually analyzed and measured with manometers and with the help of images. It is concluded that the principle of operation is recommended for aeration of showers and that change in velocity and texture in the jet of the shower were obtained.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25885
Arquivos Descrição Formato
000754817.pdf (1.222Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.