Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliven, Ruben Georgept_BR
dc.contributor.authorReis, Nicole Isabel dospt_BR
dc.date.accessioned2010-09-17T04:20:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25897pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das maneiras pelas quais a imagem pública do artista popular gaúcho Vitor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha – que morreu em 1985, depois de uma longa carreira de sucesso no Brasil e no exterior na música e no cinema – é construída, percebida e colocada em circulação. Através de uma etnografia das manifestações de seus fãs no cemitério da Santa Casa, das correspondências dos fãs, dos discursos da imprensa escrita e televisiva sobre o artista, e dos projetos de vários agentes dedicados à gestão de sua imagem pública, especialmente aqueles conduzidos por sua família, representada pela Fundação Vítor Mateus Teixeira, eu tento mostrar como a imagem de um ídolo popular pode se tornar um objeto de disputas. Além disso, argumento que a trajetória de um “herói” do povo pode, através de um viés antropológico, ser tomada como uma espécie de lente através da qual se pode colocar em evidência muitas dimensões do imaginário e da memória coletiva da sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThis research is about the ways through which the public image of gaucho popular artist Vitor Mateus Teixeira, known as Teixeirinha – who passed away in 1985, after a long successful career in Brazil and abroad in the music and cinema business – is built, acknowledged and placed into circulation nowadays. Through an ethnography of his fans’ manifestations at the Santa Casa cemetery, of fan mail, of the discourse from the press about the artist, and the projects of the various agents dedicated to the management of his current image, especially the ones conducted by his family, represented by the Vitor Mateus Teixeira Foundation, and the press from Rio Grande do Sul, I try to show how this image of a popular idol can become a disputed object. Besides that, I argument that the trajectory of a popular "hero" can, through an anthropological bias, be taken as a type of lens, which is able to place in evidence many dimensions of the imaginary and of the collective memory of the Brazilian society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeixeirinhaen
dc.subjectTeixeirinha, 1927-1985pt_BR
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectFansen
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectPopular musicen
dc.subjectArtistaspt_BR
dc.subjectPublic imageen
dc.subjectFan mailen
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectImagem públicapt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleRemixando Teixeirinha : uma ánalise antropológica sobre a construção da imagem pública do "gaúcho coração do Rio Grande"pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000755547pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples