Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, José Otávio Catafesto dept_BR
dc.contributor.authorBressan, Caroline Nunespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:28:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259016pt_BR
dc.description.abstractA destruição ambiental e seus impactos têm tomado tamanha proporção a ponto de estarmos vivenciando uma nova era geológica, o Capitaloceno, na qual as ações humanas têm sido responsáveis por nos encaminhar a sexta grande extinção em massa da biodiversidade e impulsionar mudanças catastróficas nas dinâmicas e fluxos que permitem a existência da vida na Terra. Partindo do pressuposto de que estamos nos relacionando com a Terra de uma forma destrutiva, a inquietação mobilizadora desta pesquisa é entender, inicialmente, qual significado nossa cultura ocidental atribui ao conceito de Natureza sob uma perspectiva que percorre o campo da espiritualidade e, posteriormente, entender como isso se expressa nos livros didáticos de Sociologia do ensino médio, uma vez que esse recurso pedagógico é amplamente utilizado na educação básica.pt_BR
dc.description.abstractLa destrucción ambiental y sus impactos han adquirido tales proporciones que estamos viviendo una nueva era geológica, el Capitaloceno, en la que la acción humana ha sido la responsable de llevarnos a la sexta gran extinción masiva de la biodiversidad y de impulsar cambios catastróficos en las dinámicas y flujos que permitir que exista vida en la Tierra. Asumiendo que nos relacionamos con la Tierra de forma destructiva, la preocupación movilizadora de esta investigación es comprender, inicialmente, qué significado atribuye nuestra cultura occidental al concepto de Naturaleza desde una perspectiva que atraviesa el campo de la espiritualidad y, posteriormente, comprender cómo se expresa esto en los textos escolares de Sociología, ya que este recurso pedagógico es muy utilizado en la educación básica.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapitalocenoen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectAntropocenopt_BR
dc.subjectNaturalezaen
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectEspiritualidaden
dc.subjectLibro de textoen
dc.subjectEducacao : Sociologiapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectEducaciónen
dc.subjectSociologíaen
dc.titleO sagrado é a Terra : reflexões acerca do conceito de Natureza e sua aplicação nos livros didáticos de Sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170096pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples