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dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorSchweig, Cristinept_BR
dc.date.accessioned2010-09-17T04:20:21Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25906pt_BR
dc.description.abstractO papel dos sentimentos e das emoções é extremamente relevante para o entendimento do comportamento do consumidor. Por isso, o presente trabalho busca verificar quais são os reflexos do sentimento de afinidade com um país estrangeiro na relação do consumidor com produtos e serviços do referido país. Optou-se pela realização de uma pesquisa de caráter exploratório, por meio da utilização de métodos qualitativos: aliadas às 24 entrevistas em profundidade com indivíduos que possuem ligação afetiva com um país estrangeiro, foram utilizadas as técnicas de videografia e de elicitação por fotos e objetos. A análise dos dados ocorreu essencialmente com base no método de análise qualitativa de conteúdo, com o auxílio do software QSR NVIVO 8. Os resultados encontrados indicam que o sentimento de afinidade com o país estrangeiro geralmente ocorre em função do contato direto do indivíduo com o local, sua cultura, seu cenário e sua economia. Além disso, o país pode assumir diferentes significados para os entrevistados. O sentimento de afinidade atua na geração de atitudes majoritariamente positivas em relação a produtos e serviços ligados ao país querido. Os consumidores, quando defrontados com ofertas oriundas de diferentes origens manifestam um interesse especial por aquelas que fazem referência ao local querido. Ainda, é possível verificar que esses sujeitos buscam manter-se ligados ao país estrangeiro através do consumo de produtos e serviços que lembram o país, o que acaba interferindo na própria construção de suas identidades.pt_BR
dc.description.abstractThe role of feelings and emotions is highly relevant for the comprehension of consumer behavior. Therefore, the aim of this study is to verify the reflections of the affinity feeling for a foreign country in the relationship between the consumer and its products and services. It was chosen to conduct an exploratory research, through the use of qualitative methods: combined with 24 in-depth interviews with individuals who have an emotional connection with a foreign country, there have also been used two techniques: videography, and elicitation by pictures and objects. Data analysis was mainly based on the qualitative analysis methodology, with the assistance of the QSR NVIVO 8 software. The results indicate that the affinity feeling usually occurs due to the individual's direct contact with the foreign country, its culture, its landscape and its economy. Moreover, the country can assume different meanings to the respondents. The affinity feeling actuates in the generation of mostly positive attitudes toward products and services related to the beloved country. When consumers confront themselves with offers from different origins, they declare special interest for those linked to the beloved place. Further, it is possible to notice that these individuals try to remain connected to the foreign country through the consumption of products and services related to it, what ends up interfering in the construction of their own identities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer affinityen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectAttitude and purchase decisionen
dc.subjectMeanings of consumptionen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.title'I love a foreign country' : os reflexos da afinidade com um país estrangeiro na relação do consumidor com seus produtos e serviçospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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