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dc.contributor.advisorGil, Joao Pedro Alcântarapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Márcio Silveira dospt_BR
dc.date.accessioned2010-09-17T04:20:21Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25909pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por base estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro na sala de aula com alunos do Programa EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Arthur Ostermann, no Município de São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos, Estado do Rio Grande do Sul. Procuro estabelecer conexões dessas práticas com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o conceito de Tempos Líquidos, de Zygmunt Bauman. As atividades foram realizadas através de jogos espontâneos e protagonizados, visando o desenvolvimento dos potenciais criativos dos alunos, e a reflexão sobre os potenciais destrutivos da sociedade. As práticas são divididas em duas ramificações: o Teatro Jornal, de Augusto Boal e o exercício de escrita dramática a partir da contextualização das tragédias gregas. Uma tem ligação com a outra, tendo em vista que a partir das improvisações teatrais surgiram necessidades de discutir os fatos vigentes. Estes fatos, a maioria publicados em jornais, foram considerados pelos alunos como tragédias, o que despertou em alguns a pesquisa a partir dos textos trágicos do teatro grego, que consistiu na leitura em específico das peças Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, desencadeando assim uma contextualização de determinadas obras.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is based on established ideas about the work practices of theater in the classroom with students of adult education program - Youth and Adult Education of the School of Arthur Ostermann, in São Leopoldo, in the Vale of Sinos, Rio Grande do Sul. Looking for connections of these practices with the Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire and the concept of Liquid Times of Zygmunt Bauman. The activities were conducted through games and spontaneous protagonists, to develop the creative potential of students, and reflection on the destructive potential of society. The practices are divided into two branches: the Newspaper theater of Augusto Boal and the pursuit of dramatic writing from the background of Greek tragedies. One is linked to another in order that emerged from the improvisational theater needs to discuss current events. These facts, most published in newspapers, were considered by students as tragedy, which sparked some research from the texts tragic of Greek drama, which consisted of reading in specific parts of Édipo Rei and Antigona by Sófocles. Thus triggering a contextualization of certain works.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheatrer pedagogyen
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectTeatro do oprimidopt_BR
dc.subjectTheatre of the oppresseden
dc.subjectPedagogy of the oppresseden
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTheatre practiceen
dc.subjectLiquid timesen
dc.subjectPlaywrighten
dc.titleTragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755740pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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