Repositório Digital

A- A A+

Modelagem matemática e esportes

.

Modelagem matemática e esportes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelagem matemática e esportes
Autor Andrades, Diego Matos de
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino : Aprendizagem
Modelagem matematica
[en] Didactics engineering
[en] Mathematics and sports
[en] Modeling mathematics
[en] Teaching and mathematics learning
Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar como o processo de Modelagem Matemática dentro da perspectiva de ensino, aliado à temática dos esportes, pode facilitar a compreensão de conceitos abordados em aula pelos alunos. A pesquisa foi realizada com alunos de 7ª série de uma escola da rede pública de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a da Engenharia Didática cuja organização está em um capítulo especialmente destinado a este fim. Acreditamos que esta foi uma metodologia que permitiu uma boa organização estrutural para o trabalho, permitindo responder aos questionamentos levantados. O trabalho foi dividido em etapas, nas quais os alunos escolheram um esporte, elaboraram uma lista de tópicos ou questões a serem pesquisadas, levantaram dados, organizaram-se de acordo com seus questionamentos, montaram cartazes e realizaram uma apresentação de sua pesquisa para o professor e à turma. Sobre a validação da engenharia, podemos concluir que o resultado foi positivo com base nos trabalhos apresentados por eles e também na pesquisa de satisfação respondida pelos alunos após as apresentações.
Abstract The objective of the present work is to investigate the process of the Mathematics Modeling within the perspective of teaching along with the sports thematic, may facilitate the comprehension of the concepts developed in class by the students. The research was held with students of the 07th grade in a Public School in Porto Alegre. The methodology used was the Didactics Engineering and a map containing its organization is available in an appropriated chapter. We believe that this methodology enabled a good structural organization for the work, allowing us to come up with answers to the questions raised. The work was divided into steps where the students had to choose a sport, elaborate a list of topics or questions to be researched, collect data, organized themselves according to their doubts, mount posters and did a research for the teacher and the group. Regarding the engineering validation, we may conclude that the outcome was positive based on the works presented by them and also on the satisfaction survey answered by the students after the presentations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25912
Arquivos Descrição Formato
000755808.pdf (478.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.