Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Alexandre Ricardo dospt_BR
dc.contributor.authorRocha, Sofia Mazzini Ferrazpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:52:37Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259178pt_BR
dc.description.abstractDurante a década de 1960, a artista carioca Thereza Simões esteve presente nas principais exposições que, até hoje, são objeto de estudo quando se trata do período, a exemplo de Opinião 66 (1966), Nova Objetividade Brasileira (1967), II Bienal da Bahia (1968) e Do Corpo à Terra (1970). Também vivenciou um início de carreira meteórico, com seu nome em destaque nos jornais e sendo considerada uma das precursoras da arte conceitual no Brasil, com trabalhos indiscutivelmente pertinentes e inovadores para seu tempo. Porém, hoje, é uma artista eclipsada na História da Arte, e sobre sua trajetória ainda existe muita divergência entre o pouco que foi escrito. Com esta pesquisa, procura-se apresentar e analisar trabalhos realizados para as exposições Faixas da Memória, de 1968, para o Salão da Bússola, em 1969, e para Agnus Dei, em 1970. A escolha de analisar essas três exposições se deu por considerá-las marcantes ao examinar os eventos com os quais a artista estava envolvida e também pelo acesso a uma boa amostragem de fontes primárias, como documentos, reportagens, fotos e relatos. Assim, este trio de exposições encerra os vertiginosos "anos-chave" da carreira da Thereza Simões, de 1968 a 1970.pt_BR
dc.description.abstractDuring the 1960's, Rio de Janeiro's artist Thereza Simões was present in all the major exhibitions at the time, which are still studied to this day, like Opinião 66 (1966), Nova Objetividade Brasileira (1967), II Bienal da Bahia (1968) e Do Corpo à Terra (1970). Also, she experienced a meteoric start of career, being highlighted in the newspapers and being considered a pioneer on conceptual art in Brazil, with works that were undoubtedly important and innovative at the time. However, today she is eclipsed in Art History and there's a lot of disagreement about her trajectory among the few things that were written about it. In this research, it is intended to show and analyze works made for the exhibitions Faixas da Memória (1968), Salão da Bússola (1969) and Agnus Dei (1970). The choice to analyze these three exhibitions was made due to considering them impactful when examining the events the artist was involved in, and also due to having access to plenty of primary source material, like documents, news articles, pictures and reports. Therefore, this trio of exhibitions closes the vertiginous "key years" in Thereza Simões' career, from 1968 to 1970.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGuerrilla arten
dc.subjectJabor, Maria Thereza Simões Correiapt_BR
dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
dc.subjectNew figurationen
dc.subjectMilitary dictatorshipen
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subject1960sen
dc.titleThereza Simões : da neofiguração às experimentações conceituais (anos 1960)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171380pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples