Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Muara Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-20T03:30:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259203pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História, tem como objetivo investigar o potencial educativo do samba-enredo do carnaval de Porto Alegre. Tendo em vista que o uso de composições carnavalescas, sobretudo cariocas, tem aparecido em constantes trabalhos acadêmicos, buscou-se dar ênfase ao samba porto-alegrense, a fim de compreender como tais composições potencializam a Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva da descolonização dos currículos. Para tanto, é necessário apresentar o referencial conceitual presente no objetivo geral do trabalho, bem como observar o referencial teórico-metodológico baseado em uma pesquisa bibliográfica observando a abordagem do samba-enredo pela ótica do Ensino de História e pela educação antirracista. Realiza-se, uma análise das composições da cidade, produzidas entre os anos 1990 e 1998, constatando sua potencialidade no que tange ao ensino e às culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas na perspectiva da descolonização dos currículos escolares através das narrativas que as obras apresentam.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has the objective to investigate the educational potential of the use of samba-enredo of Porto Alegre’s Carnaval. Bearing in mind that the use of compositions of Carnaval, especially those from Rio de Janeiro, have appeared as a constant in academic works, this work attempts to give an emphasis to the samba of Porto Alegre, with the objective of how such compositions enhance the Education of the Ethno-Racial Relations in the perspective of the decolonization of the curriculum. Therefore, it is necessary to present the conceptual framework presented in the main objective of the work, as well as observe the theoretical-methodological framework which is based on a bibliographical research, observing the approach of the samba enredo by the optics of History Teaching and by an antiracist education. An analysis of the compositions of the city is then carried out, noting its potential in terms of Afro Brazilian, African and indigenous teaching and culture and the decolonization of school curricula through the narratives that the works presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSamba-enredopt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEducação : Brasilpt_BR
dc.titleO samba-enredo da Porto Alegre de outrora na encruzilhada da educação : uma análise das canções carnavalescas de 1990 - 1998pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171668pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples