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dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gabriela Mello dospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T03:31:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259236pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de mensuração de resultados em relações públicas. Tendo em mente as transformações do mercado e o foco no retorno sobre o investimento como regra geral, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar os processos de mensuração e avaliação das ações comunicacionais, dentre os profissionais de relações públicas que atuam no mercado brasileiro. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, além de aplicar como técnica de coleta o questionário e dados secundários. Como principais bases, se apoiou na teoria de Simões (2001) e Grunig e França (2009) em busca de construir o perfil do profissional de relações públicas. A fim de apresentar uma linha do tempo acerca do que existe na área em termos de mensuração, foi utilizada a teoria de Galerani (2006). Por fim, em busca de apresentar a mensuração em comunicação na modernidade, a monografia debruçou-se em Yanaze (2007). No que tange aos resultados alcançados, foi possível perceber uma dificuldade maior nas áreas de relacionamento para mensurar e comprovar o retorno de suas ações, em relação a outras áreas de atuação dos profissionais de relações públicas que estão mais próximas do marketing. Além disso, foi notada uma defasagem na teoria de relações públicas, no que diz respeito ao fornecimento de bases práticas para a avaliação em comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe following study encompasses a research on the measurement processes of public relations outcomes. Bearing in mind the market transformations and the focus on return on investment as a general rule, the main objective of this graduation thesis was to analyze the measurement and evaluation processes of communication actions among public relations professionals who work in the Brazilian market. The study used the methods of bibliographic research and field research, in addition to applying the questionnaire and secondary data collection technique. As main references, it relied on the theory of Simões (2001) and Grunig and França (2009) in order to construct the profile of the public relations professional. In order to present a timeline of what exists in the area in terms of measurement, Galerani's theory (2006) was used. Finally, in order to present measurement in communication in modern times, the thesis focused on Yanaze (2007). Regarding the results achieved, it was possible to perceive a greater difficulty in the relationship areas to measure and prove the return of their actions, compared to other areas of public relations professionals who are closer to marketing. In addition, a gap was noted in the theory of public relations, regarding the provision of practical bases for evaluation in communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeasurement of resultsen
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectReturn on investmenten
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectRelationshipen
dc.titleMensuração e avaliação de resultados comunicacionais no cenário brasileiro de Relações Públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171039pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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