Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSoares, Rosângela de Fátima Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2010-09-22T04:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25924pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se estrutura sobre a pedagogia dos monstros, principalmente abordada pelas teses de Jefrey Cohen, para analisar a adolescência. Desse modo, discute narrativas sobre o ser adolescente oriundas de campos disciplinares como a psicologia e a biologia. O objetivo central do texto é demonstrar o processo adolescente como uma construção cultural, em contraposição à naturalização da adolescência. Nesse sentido, problematiza a produção de identidades sociais e culturais, enfatizando, nessa produção, as categorias de gênero e sexualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with pedagogy of monsters, brought up mainly in Jefrey Cohen’s theses, in order to analyze adolescence. By doing this, it discusses narratives on the subject of “ being adolescent” originated in disciplinary fields such as psychology and biology. The main goal of this paper is to present the adolescent process as a cultural construction, as opposed to the naturalization of adolescence. In such manner, it discusses the production of social and cultural identities, highlighting, in this production, the categories of gender and sexuality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 2 (jul./dez. 2000), p. 151-159pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPedagogy of the monstersen
dc.subjectGender and sexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCohen, Jeffrey Jeromept_BR
dc.titleAdolescência : monstruosidade cultural?pt_BR
dc.title.alternativeAdolescence: cultural monstrousness? en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000289565pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples