Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmato, Camilapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Eduardo Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorLeonardi, Thiago Josépt_BR
dc.contributor.authorGinciene, Guypt_BR
dc.date.accessioned2023-06-22T03:29:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259290pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar os acontecimentos que emergiram da utilização do modelo Sport Education (SE) em uma unidade de ensino dos esportes de invasão, com enfoque nos diferentes papéis desempenhados pelos(as) alunos(as), foi realizada uma pesquisa-ação em um projeto de extensão. O estudo envolveu dois coordenadores, dois professores e uma professora que, em um processo de reflexão e ação, ministraram aulas para 14 crianças de sete a 11 anos. As reuniões foram gravadas e posteriormente transcritas. As aulas foram registradas em diários de campo individuais pelos três professores. Todas essas informações passaram pela análise temática. Os resultados apontaram que o código de condutas e o papel de treinador(a) auxiliaram a direcionar a atenção dos(as) alunos(as) para os objetos da unidade didática, como as atitudes e os conhecimentos tático-técnicos.pt_BR
dc.description.abstractIn order to analyze the events that emerged from the use of the Sport Education (SE) model in an invasion sports teaching unit, focusing on the different roles played by students, an action-research was carried out on an extension project. The study involved two coordinators and three teachers who, in a process of reflection and action, taught 14 children from seven to 11 years old. The meetings were recorded and later transcribed. Classes were recorded in individual field diaries by the three teachers. All this information underwent thematic analysis. The results showed that the code of conduct and the role of coach helped to direct the students’ attention to the objects of the didactic unit, such as attitudes and tactical-technical knowledge.en
dc.description.abstractCon el fin de analizar los hechos surgidos de la utilización del modelo de Educación Deportiva (SE) en una unidad docente de deportes de invasión, centrándose en los diferentes roles que desempeñan los estudiantes, se realizó una investigación acción en un proyecto de extensión. En el estudio participaron dos coordinadores y tres profesores que, en un proceso de reflexión y acción, enseñaron a 14 niños de siete a 11 años. Las reuniones fueron grabadas y luego transcritas. Los tres profesores registraron las clases en diarios de campo individuales. Toda esta información se sometió a un análisis temático. Los resultados mostraron que el código de conducta y el rol de entrenador ayudaron a dirigir la atención de los estudiantes hacia los objetos de la unidad didáctica, como las actitudes y los conocimientos táctico-técnicos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28015, (jan./dez. 2022), p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSportsen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectDeporteses
dc.subjectNiñoes
dc.titleAprendizagens emergentes dos diferentes papéis desempenhados pelos alunos no modelo sport educationpt_BR
dc.title.alternativeEmerging learnings from different roles played by students in the sport education model en
dc.title.alternativeAprendizajes emergentes de los diferentes papeles realizados por los alumnos en el modelo sport education es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001148209pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples