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Análise de uma intervenção técnico-administrativa em centros de informações

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Análise de uma intervenção técnico-administrativa em centros de informações

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Título Análise de uma intervenção técnico-administrativa em centros de informações
Outro título Analysis of a planned intervention in information centers
Autor Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Orientador Becker, Joao Luiz
Data 1989
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Automação : Escritórios
Centro de informação
Informatica : Exercito : Brasil
Mudança organizacional
Organizacao : Administracao : Cpd
Sistemas : Informação
Resumo A ideia de descentralização do processamento de informações nas organizações tem levado a opção pelo uso cada vez mais freqüente dos microcomputadores, devido a sua possibilidade de dupla função, quais sejam, o uso como terminal e o uso isolado para aplicações menores. A implementação dessa filosofia leva criação de Centros de Informações. Entretanto, apesar da acortada política estratégica adotada por diversas organizag6es a este respeito, as normas operacionais normalmente em vigor não provocam o nível de cultura e de atenção preconizados. Com isso, não ha uma efetiva conscientização tanto das chefias quanto dos potenciais usuários, o que acarreta um baixo nível de utilização dos recursos. Torna-se evidente a falta de uma linha geral de ação e de uma homogeneidade na exploração dos recursos de microinformática disponíveis para o usuário final. É nesse sentido que se enquadra esta pesquisa, tratando-se de uma tentativa de padronização das atividades com micro e supermicrocomputador no Âmbito das organizações, com o intuito de melhorar o seu nível de eficiência e eficácia. Para tal, elaborou-se um manual com diretrizes de conducto técnico-administrativa, o qual foi implementado experimentalmente em 20 Seções de Informática (SI) do Ministério do Exército. Esse procedimento foi validado utilizando-se um desenho experimental com grupo de controle. Foi realizada uma pró-testagem em 96 SI (população da época) e, apos, foram selecionadas 40 SI, sendo realizada a intervenção (aplicação do manual) em 20 SI e controlada a alto do tempo nas outras 20 SI (as quais não tomaram conhecimento do manual). Após 4 meses, foi realizada nova coleta de dados das 40 SI. A análise dos dados indicou, claramente, resultados positivos na maioria das dimensões estudadas. Logo, concluí-se pelo sucesso da experimentação e, consequentemente, pela relevância do manual para melhorar o nível de atividades e a organização das SI.
Abstract The idea of decentralization of information processing within organizations has led to the ever-increasing utilization of microcomputers, since they can be used as terminals linked to mainframes or independently, in smaller applications. The implementation of this philosophy has induced several organizations to develop the so called Information Centers. However, despite the correct policy at the strategic level, the operational rules which usually are set do not generate the level of culture and attention recommended. There is no effective awareness, both on the part of management and of potential users, leading to a low level of utilization of the resources. Several organizations lack a general line of action to homogeneously exploit the microinformatic resources available to the end user. This study, developed at PPGA/UFRGS, is an attempt to standardize the activities performed using micro and supermicrocomputers so as to improve their level of efficiency and effectiveness. With this purpose, a manual containing a set of good administrative practices was developed and experimentally tested in the Information Sections (IS) of the Brazilian Army. The procedure was validated using an experimental design with control group. After a preliminary survey conducted a:, 96 IS (the population at that time), 40 IS were selected, 20 of which would get to know the manual (experimental group) and 20 that would form the control group. After 4 months, all 40 IS were again scrutinized. The analysis of the data clearly indicates positive results in most of the dimensions studied. Thus, we conclude that the knowledge of the manual improve the level of efficiency and effectiveness of IS, as well as their general organization.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25931
Arquivos Descrição Formato
000008529.pdf (87.20Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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