Repositório Digital

A- A A+

Estudo sobre resolucao de operacoes de consulta a bancos de dados

.

Estudo sobre resolucao de operacoes de consulta a bancos de dados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo sobre resolucao de operacoes de consulta a bancos de dados
Autor Lima, Vera Lucia Strube de
Orientador Golendziner, Lia Goldstein
Co-orientador Heuser, Carlos Alberto
Data 1982
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Assunto Acesso : Banco : Dados
Banco : Dados
Loban
Recuperacao : Informacao
Resumo Este trabalho apresenta o estudo feito para resolução de operações de consulta que exigem o acesso e recuperação de dados, em um sistema de gerencia de banco de dados. Os principais objetivos levados em conta são: a utilização de algoritmos que tirem proveito da situação especifica em que se encontra cada operação, tal como a existência de ordenação entre os registros de um arquivo ou a disponibilidade de estruturas de acesso auxiliares, e a diminuição do numero de recursos utilizados, incluindo tempo de execução e espaço de armazenamento. O estudo foi feito para a linguagem LOBAN - Linguagem de Operação de Banco de Dados, em implementação através do Sistema L, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A linguagem LOBAN e de alto nível, incluindo operações com funções equivalentes as da álgebra relacional.
Abstract This work presents a study for the resolution of retrieval operations on a data base management system. The main objectives considered are: the use of algorithms that take profit of the specific situation where each operation is found, such as the existence of a sort order among the records of a file or the availability of auxiliary access - paths, and the decrease of the number of resources used, involving execution time and storage space. This study was done on LOBAN language - Linguagem de Operagao de Banco de Dados (Data Base Operational Language), which is being implemented by the System L at Federal Uni versity of Rio Grande do Sul. LOBAN is a high-level language, including operations with equivalent functions to those of relational algebra.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25932
Arquivos Descrição Formato
000100110.pdf (36.26Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.