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dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorAbarno, Cristiane Jungpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:34:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259356pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise bibliográfica e documental com mapeamento e diagnóstico de publicações de teses e dissertações sobre a Educação Alimentar e Nutricional relacionadas, ou não, com a Educação Integral. Apresenta um registro sobre Alimentação, Nutrição, Saúde e Educação no Brasil e no mundo dentro de seus contextos históricos e de suas problemáticas, como as pandemias da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas. Inclui leis, documentos oficiais, programas governamentais do Brasil e de organizações internacionais relacionados aos temas: Saúde, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Educação Integral, dentre os quais destacam-se as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Soberania Alimentar, Marco de Referência para Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Na busca por documentos que relacionem a Educação Integral e a Educação Alimentar e Nutricional se chegou ao livro "Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes", tornando-se o mais relevante objeto desta pesquisa, levando a uma análise de conteúdo com recorte na conexão entre os temas Educação Alimentar e Nutricional e Educação Integral. Este estudo nos leva a concluir que é necessário o desenvolvimento de pesquisas que ampliem e aprofundem o estudo da correlação destas temáticas, uma vez que a Educação Alimentar e Nutricional associada a Educação Integral se mostra como potente espaço de interconexão de saberes nos campos das ciências naturais e sociais. Compreendendo-se que a Educação Alimentar e Nutricional enquanto compo-nente da Educação Integral é uma urgente e prioritária estratégia para a conquista dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade do Planeta.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the legal aspects and government policies that guide Food and Nutrition Education from the perspective of a Comprehensive Education of the Brazilian population. This is a qualitative research of bibliographic and documental analysis with the mapping and diagnosis of thesis and dissertation publications about Food and Nutrition Education related, or not, to Integral Education. It presents a register about Food, Nutrition, Health, and Education in Brazil and in the world within their historical contexts and their problems, such as obesity, malnutrition, and climate change pandemics. It includes laws, official documents, governmental programs from Brazil and international organizations related to the themes: Health, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) (Human Right to Adequate Food), and Integral Education, among which we highlight public policies on Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) (Food and Nutritional Security), Food Sovereignty, Marco de Referência para Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (Reference Frame for Food and Nutritional Education for Public Politics), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (National School Feeding Program), and Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) (Food Guide for the Brazilian Population). In the search for documents that relate Integral Education and Food and Nutrition Education, the book "Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de Saberes" was found, becoming the most relevant object of this research, leading to a content analysis focused on the connection between the themes of Food and Nutrition Education and Integral Education. This study leads us to conclude that it is necessary to develop research to broaden and deepen the study of the correlation of these themes, since Food and Nutrition Edu-cation associated with Integral Education is a powerful space for the interconnection of knowledge in the fields of natural and social sciences. Understanding that Food and Nutrition Education as a component of Integral Education is an urgent and top priority strategy for the achi-evement of Human Rights and the Sustainability of the Planet.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFood and nutrition educationen
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectDireito Humano à Alimentação Adequadapt_BR
dc.subjectFood and nutrition securityen
dc.subjectHuman right to adequate fooden
dc.subjectFood sovereigntyen
dc.titleAlimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170651pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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