Repositório Digital

A- A A+

O numerável, mensurável e auditável : estatística como tecnologia para governar

.

O numerável, mensurável e auditável : estatística como tecnologia para governar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O numerável, mensurável e auditável : estatística como tecnologia para governar
Outro título The numerable, measurable, and auditable: statistics as a governing technology
Autor Traversini, Clarice Salete
López Bello, Samuel Edmundo
Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo.
Abstract This article aims at analyzing the relationship between statistical knowledge and governmentality. In the first section, we have highlighted historical aspects of social practices in the constitution of statistics as a State knowledge. In the second section, we have shown how statistics has become a governing technology in the contemporary neo-liberal governmentality to manage areas of social risk. We have analyzed a program intended to reduce illiteracy in Brazil, showing, on the one hand, the uses of statistics knowledge in the program for managing the social risk, and, on the other hand, how numbers have operated to make the program auditable, that is, to keep its credibility when assessing the financial investment by means of the reduction in illiteracy.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 34, n. 2 (maio/ago. 2009), p. 135-152
Assunto Analfabetismo
Estatística
[en] Educational programs
[en] Governmentality
[en] Illiteracy
[en] Statistics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25945
Arquivos Descrição Formato
000686521.pdf (74.31Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.