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dc.contributor.advisorRodrigues, Aline de Limapt_BR
dc.contributor.authorThomas, Bruna Letíciapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T03:30:30Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259461pt_BR
dc.description.abstractEntende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio pensamento e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.pt_BR
dc.description.abstractSe entiende que es necesario que la Geografía tenga más importancia en la vida de los estudiantes, de forma que quede claro que la disciplina está presente en sus vidas y que contribuye para su formación como ciudadano del mundo. Juntamente a esto, se entiende que el estudiante debe ser visto como un sujeto activo en su proceso de aprendizaje, de forma a desarollar su autonomia, pensamiento crítico y que sea capaz de contruir su próprio pensamiento y conomiciento geográfico. De esto modo, está investigación tuvo como objetivo elaborar una propuesta de enseñanza acerca del movimiento de masa y áreas de riesgo de forma a promover la construcción del conomiciento geográfico en estudiantes de ensino médio a partir de un linguaje diversificado, la de las caricaturas. Para esto, fue elaborada y aplicada una secuencia didáctica en turmas de 1º ano del Ensino Médio, a lo cual resultó con los estudiantes creando sus próprias caricaturas. Considerando los resultados finales, se cree que la utilización de este recurso didáctico ha sido relevante para la construção de lo saber geográfico por los estudiantes, una vez que sus creaciones presentan relaciones de factores geográficos, naturales y sociales, y la presencia de criticidad, humor e ironía tan comunes en la linguaje de los caricaturas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnseñanza-aprendizaje de Geografíaes
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectConhecimento geográficopt_BR
dc.subjectConocimiento geográficoes
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectCaricaturases
dc.titleConstrução de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de riscopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171075pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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